10:42hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
24/10/2014 17h35

Outubro Rosa em ação em São Lourenço

Ações realizadas para a prevenção do câncer de mama.

No dia 18 de outubro, foi realizada uma campanha pela Secretaria Municipal de Saúde e outras entidades do setor com o objetivo de conscientizar a população acerca da prevenção do câncer que movimentou bastante a Praça Brasil.

Segundo levantamento feito pela equipe do Espaço Viver Bem da Unimed durante a campanha, apenas 21% das mulheres atendidas estavam com a mamografia em dia. Alguns homens também se interessaram pelas orientações da campanha, o que se justifica não só pela preocupação com as mulheres, mas porque o Câncer de Mama também pode ocorrer na população masculina, embora num índice muito pequeno, representando apenas 1% do total de casos.

A campanha foi uma ação conjunta do Hospital São Lourenço, Secretaria Municipal de Saúde, CENTRA (setor de oncologia do hospital), Centro Viva Vida, Faculdade São Lourenço, Néstle Waters e Unimed Circuito das Águas.

Na noite de 17 de outubro, o Hospital São Lourenço, CENTRA (Centro Oncológico Sul Mineiro) e Associação Médica do Circuito das Águas, com apoio da Unimed promoveram o I Simpósio de Oncologia do Circuito das Águas, no Centro de Treinamento da Unimed.

Durante o evento, foi apresentado o novo setor de oncologia do hospital, o CENTRA. Na programação, palestras com os temas: “Rastreamento do câncer colorretal” (dr. José Roberto Constantino/proctologista), “Avanços em cirurgia oncológica” (dr. Alexandre Oliveira/cirurgião oncológico), “Câncer de próstata”/“Tratamento adjuvante do câncer” (dr. Frederico Escaleira/oncologista) e “Rastreamento do câncer de mama” (dr. Carlos Rogério Ribeiro/ginecologista).

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada, principalmente se for detectada cedo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é o mais comum entre as mulheres.

É um câncer relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente, ainda segundo informações do INCA. Por isso é recomendado que a partir dos 40 anos seja feita mamografias anualmente de forma a diagnosticar a doença em seu estágio inicial, tendo muito mais probabilidades de cura.

Estudos do INCA mostram que em 2014 são esperados cerca de 57 mil casos novos de câncer de mama no Brasil. Prevenção, informação e conscientização são armas muito importante para o combate ao câncer. 

 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br