10:42hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
14/10/2014 17h52

Paciente expõe no Hospital de São Lourenço

Entidade exibe quadros desenhados por Luiz Sérgio da Silva

O paciente do Hospital de São Lourenço, Luiz Sérgio da Silva, se propôs a realizar uma mostra de quadros produzidos por ele para trazer a arte pra dentro do Hospital. “Além dos que estão expostos tenho outros desenhos em casa. Então porque não levar parte deles ao Hospital para outros verem? Ainda mais em um local onde é tão necessário distrair as pessoas e fazê-las esquecer os momentos de angústia? Se uma só pessoa sair do quarto e for ver um quadro meu já me sinto realizado”, disse Luiz.

A Comissão de Humanização do Hospital apoiou a ideia, e desde o dia 3 de outubro os quadros de Luiz Sérgio estão expostos no corredor da Ala 1, onde o paciente estava internado.

A iniciativa logo fez sucesso, gerando satisfação em pacientes, acompanhantes e profissionais que atuam naquela unidade.

A acompanhante Wania Ribeiro Vieira contou que se sentiu reconfortada por uma das obras do paciente. “Meu marido estava no Centro Cirúrgico. Então fiquei muito nervosa, saí no corredor e me deparei com desenhos tão bonitos. Um dos quadros tem uma borboleta. Assim que a vime senti como se ela estivesse pousando sobre mim e me abraçando. Foi muito reconfortante”, disse.

As artes têm efeitos curativos sobre as pessoas que as criam. Iniciativas como esta podem trazer mais beleza e alegria para um lugar onde as pessoas passam por momentos difíceis, onde precisam de força emocional para acelerar a recuperação.

Segundo o psicólogo clínico do Hospital, Jaques Junqueira de Souza, a exposição trouxe benefícios também para o paciente. “Senti que o Luiz ficou bem melhor depois da exposição. Atividades desse tipo são muito positivas, pois aumentam a autoestima do paciente e diminuem a ansiedade”, esclareceu.

Luiz Sérgio precisou permanecer por um período maior na instituição, recuperando-se de uma cirurgia. A técnica utilizada para pintar os quadros é utilizada por ele há pouco mais de um ano, mas são traços que embelezaram as paredes brancas e trouxeram um pouco de cor à vida dos pacientes e acompanhantes. 


 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br