Foto: Jorge Marques
A tão aguardada pista de skate já está sendo usada pelos skatistas. Apesar de incompleto o projeto já está fazendo a alegria dos praticantes. Na quarta-feira, 15, o artista Chawki Zaher Filho esteve no local grafitando os muros da pista. “Há 15 anos eu andava de skate aqui na praça e fiquei muito feliz em saber que estão fazendo este projeto, que é um estímulo ao esporte e à cultura de rua, que também é a minha cultura”, conta o artista.
A proposta veio de Eliasar Eduardo, que está trabalhando junto com os skatistas desde o início do projeto de construção da pista. Ele convidou o artista para deixar o espaço mais colorido e prevenir que os muros sejam pichados. “Temos que preservar o espaço que tanto lutamos para conquistar”, frisa o empresário, que ofereceu as tintas para a arte, com o apoio da MV Tintas.
O Grafite é uma arte de rua que surgiu na década de 70 nos Estados Unidos, com o objetivo de mostrar uma nova forma de ocupação do espaço urbano e da percepção artística. Com seu caráter social e ativista, o grafiti se transforma num importante veículo de comunicação urbano, transmitindo mensagens de cunho político, social, cultural e artístico.
Projeto incompleto
A pista não está totalmente pronta, mas já está sendo usada pelos skatistas. O projeto completo, elaborado em parceria com os skatistas, não foi finalizado. A parte que já está construída, uma rampa e um obstáculo, foi realizada através de um convênio com o estado de Minas Gerais, que disponibilizou R$ 50 mil. A obra foi licitada em R$ 77.621,95, sendo que o município entrará com o restante do valor. De acordo com declaração do prefeito municipal, o estado não permitiu aditivos ao convênio para realizar todo o projeto idealizado. Ainda assim, garantiu o prefeito, o restante será finalizado pelo município com recursos próprios.
Na edição da semana passada publicamos a matéria com o título “Pista de Skate fica pronta, mas com apenas metade do projeto”. Devido a um erro de vínculo no fechamento do jornal, a foto da matéria com o projeto completo saiu errada. Republicamos a foto correta nesta edição para melhor compreensão dos nossos leitores.