08:24hs
Sexta Feira, 22 de Novembro de 2024
São Lourenço - Notícias
10/12/2015 10h22

Poder Judiciário homenageia Gilson Ferrer Belém, em São Lourenço

O Juiz de Direito, diretor do Foro da Comarca de São Lourenço, Dr. Ronaldo Ribas da Cruz, entregou ao ilustre advogado a “Medalha Desembargador Hélio Costa”

Gilson Ferrer Belém recebendo a Medalha Desembargador Hélio Costa do juiz Dr. Ronaldo Ribas da Cruz

Por Gislene Vilela

 

Em solenidade no Fórum Mário Mascarenhas de Oliveira, o advogado Gilson Ferrer Belém recebeu a maior Comenda do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais. Esta medalha é destinada a agraciar aqueles que venham prestando ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário local e hajam por merecer especial distinção.

Gilson nasceu em São Lourenço a 16 de fevereiro de 1936. Filho de Antenor José Belém e de Argentina Ferrer Belém, sendo seus irmãos Gilberto (in memoriam) e Gilcema. Casou-se com Nair Lobão em 20 de novembro de 1965. Completa a família o filho Marcelo, a nora Natália e os três netos: Luisa e os gêmeos Felipe e Gabriel.

A indicação foi feita por uma Comissão constituída nesta Comarca, conforme estabelece a Resolução no 411/2003 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Foi presidida pelo juiz diretor do Foro, Dr. Ronaldo Ribas da Cruz; representante do Ministério Público, promotor de justiça Pedro Paulo Barreiros Aina; prefeito municipal de São Lourenço, José Sacido Barcia Neto; presidente da Casa Legislativa, vereador João Bosco de Carvalho; presidente da OAB/MG subseção São Lourenço, Silvio Nadur Mota. A aprovação do nome do agraciado foi unânime.

De acordo com Dr. Ronaldo Ribas, o Tribunal de Justiça, a cada dois anos, visa reconhecer as pessoas que trabalharam em prol da justiça. Em seu discurso, explicou os principais motivos que levaram o escolhido a ser homenageado este ano. “Reconhecidamente, o sr. Gilson Belém, que por mais de 50 anos, voluntariamente, prestou serviços à Justiça Eleitoral, auxiliando na mesa apuradora de votos, chegando a ocupar a função de responsável pelo Cartório Eleitoral. Foi também, por mais de 50 anos, membro do corpo de jurados dessa Comarca, sendo que ao longo desse tempo, nunca faltou a uma convocação”, destaca.

Segundo o prefeito José Neto, Gilson Belém tem uma história de vida marcada por bons exemplos como profissional liberal, chefe de família e funcionário de banco. Membro atuante do Ciclo de Formação Cristã e há mais de 30 anos é do Conselho Curador do Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço. “Uma pessoa com uma trajetória de vida muito importante dentro do município de São Lourenço. Quando isso encontra no Dia da Justiça com a medalha Hélio Costa que vem a premiar as boas práticas, o bom relacionamento, a cidadania com o judiciário, a gente fica muito feliz” salienta.

Para o amigo João Vitor Gorgulho a trajetória de vida, de dedicação, de renúncia e de altruísmo do agraciado dá energia para acreditar mais no ser humano e transmite uma força de que cada um pode fazer muito mais. “Gilson Belém é um coração batendo em todas as direções de São Lourenço e uma alma que acompanha, luta, constrói e sempre acudiu pessoas e causas sem esperar qualquer retribuição” ressalta.

Em São Lourenço, a cerimônia foi presidida pelo juiz diretor do Foro, Dr. Ronaldo, na noite de sexta-feira, 04/12. Estiveram presentes autoridades, magistrados, representantes de vários segmentos da sociedade, amigos, familiares e comendadores já agraciados com esta medalha. O evento ainda contou com a bela apresentação do Coral Vozes da Cela.

A medalha é concedida bienalmente, sempre nos anos ímpares, com acontecimento solene em todas as Comarcas do Estado, preferencialmente 08/12, data em que se comemora o Dia da Justiça. Tem como objetivo homenagear o trabalho meritório do Desembargador Hélio Costa, integrar o Poder Judiciário com a comunidade local e divulgar os relevantes serviços prestados pelo agraciado.

O homenageado Gilson Belém, em seu discurso emocionado, agradeceu às autoridades que fizeram a sua indicação para o prêmio, aos amigos e familiares.

Após o encerramento da cerimônia, o agraciado recebeu os cumprimentos no saguão do Fórum, onde foi servido um coquetel.

O agraciado ladeado de familiares que acompanharam a solenidade 


Autoridades, magistrados, representantes de vários
segmentos da sociedade, amigos e familiares
prestigiaram o homenageado da noite, o advogado
Gilson Belém

Marco Aurélio Lage, José Neto, Gilson Belém,
Cesar Negreiros, Gilberto F. Carneiro, João Gorgulho
á agraciados com a medalha acompanhados do juiz
Dr. Ronaldo Ribas
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br