10:43hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
15/05/2014 08h46

Professor português palestra em São Lourenço

Palestra encheu o salão da Igreja Internacional da Graça de Deus.

O pedagogo português José Pacheco, a convite da StartOne, palestrou em São Lourenço no último dia 15 de abril, num evento de extremo sucesso que nem a chuva conseguiu atrapalhar, inspirando o público presente. A palestra encheu o salão da Igreja Internacional da Graça de Deus (em frente à Faculdade Victor Hugo – apoiadora do evento) e comoveu todos os participantes.

O professor começou enumerando os valores-base da famosa Escola da Ponte, “autonomia, solidariedade e responsabilidade”, que, para ele, são os valores essenciais para a formação do ser humano. Depois passou a apresentar novos conceitos e formas de ensino. Para José Pacheco, “o professor não deve ensinar aquilo que diz,mas sim transmitir aquilo que é”. Isso é um novo conceito para nós, mas para o professor é uma velha prática de conhecimento e experiência: “Não me entendam mal, não sou um jovem utópico, mas sim um velho com 30 anos de experiência concreta”, disse.

Pacheco afirmou ainda que a escola é da comunidade em que se insere, e não dos professores que nela ensinam, e sublinhou que São Lourenço pode e deve fazer muito melhor. Aliás, todo o Brasil – onde mora e trabalha há mais de 13 anos – precisa urgentemente dessa mudança, pois é inconcebível ter ainda 30 milhões de analfabetos.

Durante a palestra, o professor falou também de alguns dos mais de 100 projetos que acompanha, muitos deles em periferias e com parcerias estatais.

Recebidas por um público variado, composto por alunos de pedagogia, professores e pais em geral, foram revolucionárias e emocionantes as palavras de José Pacheco.

No dia 16, o professor participou da “Roda de Conversa” da Casa Girassol, a convite da mesma, contribuindo com sua sabedoria, experiência e know how. A Casa Girassol é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo começar algo novo na cidade, com sonhos tão revolucionários quanto os do professor José Pacheco.

(Deborah Penna, com edições da Redação)

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br