Aconteceu no dia 11 de julho, na sede da Casa dos Meninos, uma capacitação para os agentes do Programa Social Faixa Azul – Estacionamento Rotativo, promovido pela Polícia Militar. Durante todo o ano, uma vez por mês, os agentes são capacitados e treinados para que possam cumprir com eficiência e competência suas tarefas pelas ruas da cidade que fazem parte deste programa.
Foi através da Lei Municipal 2.736 de 2005, que a Casa dos Meninos de São Lourenço, entidade sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal, se tornou a instituição permissionária do Programa Faixa Azul – Estacionamento Rotativo.
Este programa tem importantes funções de inclusão social e preparação de jovens para o mercado de trabalho. Nestes anos de existência oportunizou a contratação de mais de 435 jovens que iniciaram em seu primeiro trabalho e encaminhados para o segundo emprego, foram 435 famílias que se beneficiaram do programa com estes jovens inseridos no mercado de trabalho.
Atualmente o programa conta com 26 jovens contratados de ambos os sexos em dois turnos de trabalho das 8h às 13h e das 13h às 18h, distribuídos em setores no centro da cidade, onde deve ocorrer a rotatividade dos veículos promovendo maior fluidez no transito e no comercio.
Estes jovens recebem capacitação através da parceria com a Polícia Militar, SLTRANS, SENAC como: excelência do atendimento ao público, qualidade no atendimento ao público, ética e postura profissional em vendas, palestras motivacionais, curso em PNL (Programação Neurolinguística), dentre outras atividades educativas que valorizam os valores pessoais e profissionais do jovem na sociedade.
É Importante ressaltar que o programa Faixa Azul tem como premissa “lapidar” jovens para o mercado de trabalho, de sorte que os valores arrecadados com a venda dos cartões do estacionamento rotativo são todos revertidos para pagamento dos salários, encargos, considerando que estes têm as carteiras de trabalho assinadas garantindo os direitos trabalhistas, seguro de vida, equipamentos e materiais de segurança, treinamentos e capacitações, uniformes e alimentação.
Programa Faixa Azul – responsabilidade social”