O Projeto Aula Viva foi realizado em mais duas escolas do município durante a última semana, levando aos alunos do Ensino Médio e Fundamental a experienciar uma aula interativa, com relatos na primeira pessoa.
Dia 19 de agosto, a Aula Viva aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, para alunos do 1º ao 3º ano. O tenente coronel Leonel Junqueira (100) e o 3º sargento Antônio de Oliveira Rezende (92) relataram aos alunos e professores presentes os motivos que levaram o Brasil a participar na II Guerra Mundial e suas experiências nesse conflito. Já no dia 24 de agosto, o projeto foi realizado no Colégio Objetivo, com a participação de alunos do 9º do ensino fundamental ao 3º do médio.
Em ambas as escolas o Projeto Aula Viva foi um sucesso. “O objetivo do Projeto é de oferecer para todos, especialmente para os estudantes, uma narrativa bastante realista da participação do Brasil na II Guerra Mundial, por meio da Força Expedicionária Brasileira, através de depoimentos e palestras de quem viveu e sentiu os horrores do conflito mais sangrento da história da humanidade”, explica a idealizadora do projeto Gislene Vilela.
Os alunos saem da Aula Viva com uma sensação de proximidade e escutam toda a palestra e depoimento com bastante atenção.
“Quanto aprendizado! Nunca imaginamos que teríamos uma oportunidade tão marcante”, relatou de forma emocionada uma das alunas da Escola Estadual de Ensino Médio, que participou da Aula Viva.
Após os relatos dos ex-combatentes, os alunos recebem um certificado de participação e ainda têm a oportunidade de confraternizar com os veteranos, além de poderem também ver um pouco da História, através da exposição de alguns objetos de uso pessoal, como medalhas, cartas, livros, uniforme, fotografias e mapas.
“Foi como se os fatos saíssem dos livros e os levassem para o encantamento do concreto. Foi emocionante e visível aos olhos como nossos alunos aproveitaram todo o conhecimento transmitido pela sabedoria e vivência dos ex-combatentes da FEB”, ressalta Mirelle Maduro S. Lion, diretora da Escola Estadual, do bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Os alunos do Colégio Objetivo também ficaram bastante comovidos após a Aula Viva. Tiraram muitas fotos com os ex-combatentes e realizaram uma homenagem aos integrantes do Projeto. “Foi fantástico. Gostei muito da experiência”, relatou um aluno do 9º ano enquanto via a exposição de materiais usados na Guerra. “Nós adoramos o Projeto, foi muito bem feito e muito organizado”, sublinha Fátima Cardoso Mendes, diretora do Colégio e acrescenta: “É história viva para essa nova geração. Uma excelente iniciativa”.
O Projeto Aula Viva nasceu de um trabalho realizado por Gislene Vilela, no início do ano, com o foco nas comemorações dos 70 anos do fim da II Guerra Mundial. A proposta é de realizar aulas com interatividade, palestras e exposição de elementos visuais para todas as Instituições de Ensino que tenham interesse. Mais informações: projetoaulaviva@hotmail.com
O projeto-piloto foi iniciado no Colégio Laser Solar dos Lagos no dia 12 de junho, também realizado com muito êxito. Nessa edição, a empresa HD Arte Vídeo, de Rodrigo Rosa, filmou toda Aula Viva e doou o DVD para o arquivo do Projeto.
“Os testemunhos dos ex-combatentes com suas experiências nos levam a refletir que os conflitos são uma constante no relacionamento entre os homens e que as consequências podem ser terríveis. No entanto, através desses relatos, consideremos que a busca da diplomacia preventiva pode conquistar a paz e, consequentemente, uma vida mais plena”, acrescenta a escritora Gislene.
A idealizadora do projeto agradece a presença dos convidados: Cel. Av. Ivan Janvrot Miranda, Ten. Cel. PM Oterson Luis Nocelli, Maj. PM Paulo Márcio de Assis Jacinto, 2º Ten. Valfredo da Rocha Pinto e o apoio dos parceiros Cassandra Cardoso, Paulo Henrique, Pablo Teixeira, ressaltando o significativo apoio do Tiro de Guerra 04-024, através do subtenente Nilton da Silva Batista, que está presente em todas as realizações do Projeto Aula Viva.