18:34hs
Quarta Feira, 12 de Junho de 2024
São Lourenço - Notícias
14/07/2016 10h26

Projeto Aula Viva deslancha com o lançamento da revista cultural

O evento de lançamento teve a participação de ilustres personalidades de São Lourenço e de jornalistas que participaram da Revista

A vida é uma obra inacabada, em constante mutação e aperfeiçoamento. Através do tempo, acontecimentos e pessoas, inseridas num determinado contexto social, constroem a história da humanidade. O conhecimento da própria história oferece ao homem ferramentas de conscientização para a construção de um futuro melhor.

Foi pensando na importância do papel da história que Gislene Vilela decidiu dar continuidade ao Projeto Aula Viva, iniciado em 2015. No domingo, dia 10, a revista cultural do Projeto foi lançada em um evento que reuniu personalidades que fazem parte da história de São Lourenço.

“A ideia foi abordar em um material impresso um pouco da história de São Lourenço, com ensaios de jornalistas da cidade ou que residem nela para distribuir nas escolas por onde o Projeto irá passar”, explicou Gislene Vilela. O tema do Projeto este ano será “São Lourenço Rumo aos 90 Anos”, levando aos alunos e escolas, relatos, palestras e debates sobre a história do município, com o objetivo de proporcionar uma reflexão em relação ao futuro que eles ajudarão a construir.

 

“Já temos algumas instituições de ensino confirmadas e algumas por agendar. A ideia é que o jovem estudante tenha a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a sua própria história, mantendo a característica interativa e dinâmica das aulas vivas”, conta Gislene.
“Nós, alunos e funcionários da E.E. de Ensino Médio, sentimo-nos muito honrados com a presença do Projeto Aula Viva, seus idealizadores e colaboradores, em nosso estabelecimento de ensino. Devido ao grandioso sucesso da edição passada, estamos ansiosos em receber o Projeto este ano, principalmente por se tratar de nossa cidade onde teremos a oportunidade de interagir com pessoas que fizeram e fazem sua história”, declarou a diretora Mirelle Maduro S. Lion.

O evento de lançamento contou com a presença de figuras históricas da cidade, como o escritor Antônio Farid Lage, Zeny Dutra, Magdala Lemos Costa, Felícia Clélia F. de Souza, entre outras. “Um evento interessante e importante para o apoio e fomento da cultura. A revista Projeto Aula Viva vem coroar tudo que São Lourenço precisava ter!”, manifestou a escritora e historiadora Teresinha Maria Silveira Villela.


Durante o lançamento, os jornalistas que participaram da revista tiveram a palavra para falar um pouco do trabalho e da importância da história. Tenente coronel Leonel Junqueira, parceiro do projeto desde a edição anterior, foi destaque no evento com uma sempre emocionante e divertida palestra. Leonel tinha 12 anos quando da assinatura da emancipação politico-administrativa do município e lembra-se do evento.

Além disso, ele reforçou a importância para que os jovens jornalistas e historiadores não se esqueçam de continuar escrevendo a historia da cidade, enaltecendo algumas pessoas que, como seres sociais, modificam e edificam a cidade. Por fim, distribuiu exemplares de seu livro “Velhos Manuscritos”, contendo relatos valiosos deixados pelos antigos turistas que passaram por São Lourenço.

O evento finalizou com um café e bate-papo entre os convidados que levaram a revista para casa. Foram impressos mais de dois mil exemplares, através do apoio de empresários da cidade, que serão distribuídos gratuitamente nas escolas para os alunos participantes do Projeto Aula Viva.

“O apoio da sociedade foi fundamental para a concretização deste projeto. O trabalho, todo voluntário, foi feito com muito carinho por parceiros e amigos do Aula Viva”, ressalta Gislene. “Agora é começar a preparar as aulas vivas, que irão para as escolas no segundo semestre letivo. Alguns diretores já me contataram ansiosos por receber novamente o projeto”, conclui a idealizadora.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br