04:24hs
Segunda Feira, 15 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
17/08/2022 11h05

Projeto Banda em Ação nas Praças emociona moradores

A Banda se apresentou nas praças dos bairros Carioca, João de Deus, Estação. No Solar dos Lagos contou com a presença do maestro Joaquim Ferreira na plateia

Da plateia ouvidos atentos do maestro na apresentação da Sociedade Musical

Por Gislene Vilela

       A Sociedade Musical Antônio de Lorenzo (SMAL), com o apoio da Prefeitura Municipal vem se apresentando, uma vez por mês, nas praças de São Lourenço. Os objetivos do Projeto Banda em Ação nas Praças são proporcionar música e entretenimento à população, como também, divulgar as aulas de teoria musical e prática instrumental para atrair o interesse de novos talentos. As aulas são gratuitas.

     Gilsea Pereira Gonzaga, presidente da SMAL, salienta que estão iniciando o projeto de percorrer todas as praças da cidade neste ano e no próximo. Os bairros já contemplados: Carioca (24/04), João de Deus (29/05) e Estação (26/06).

Maestro Ferreira ladeado do auxiliar de regência Luciano e da presidente Gilsea

No bairro Solar dos Lagos (31/07), a presença do maestro Joaquim Ferreira, prestigiando o evento, surpreendeu e emocionou integrantes da Banda e moradores. “O sr. Joaquim é força nossa. Fiquei emocionado”, declarou Luciano Pereira Rodrigues, professor e auxiliar de regência. “Tenho um imenso carinho pelo sr. Joaquim. Até chorei de emoção porque ele é uma pessoa muito querida por nós”, disse a Presidente. “Moro em frente a praça, estava tomando café, quando fui agraciado com essa qualidade musical”, comentou o vice-prefeito, Agilsander Rodrigues. “Agradeço também a presença do sr. Joaquim abrilhantando nossa manhã de domingo de inverno gostoso de São Lourenço”, concluiu.

Em entrevista exclusiva, o maestro Joaquim Ferreira, afastado por problemas de saúde, conta: “Assistir a Banda na praça é a primeira vez e vê-la tocar onde eu nasci é um prazer”. Emocionado continuou seu relato: “ Isto sempre faz a gente lembrar o passado. Nasci nessa região e na época que morava aqui, o local era um pântano onde a gente brincava”. Para Ferreira, há um misto de sentimentos de expressar sobre a Banda onde militou durante 62 anos. Alegria de poder assistir a apresentação e ver que ela continua ativa e a esperança de que a Corporação prossiga por muitos anos. “A música é uma arte e uma disciplina. Ela educa e dá alegria. Seria ótimo que tivéssemos mais elementos estudando para manutenção e continuidade da Corporação. Sem músicos não se consegue fazer uma banda”, finalizou com os olhos marejados.

Após três anos, maestro Joaquim Ferreira junto á Corporação em momento histórico

As próximas apresentações serão nas praças dos bairros: Nossa Senhora de Lourdes (28/08), Santa Mônica I (25/09), Vila Nova (30/10), Federal (27/11), na praça João Lage (18/12), encerrando o ano de 2022.

 A SMAL é tombada como patrimônio imaterial e cultural de São Lourenço. Ao longo dos anos tem desenvolvido um papel de relevância no mapa educativo e musical da cidade. Estas apresentações fazem parte do projeto como um chamado. Que no futuro próximo, a Corporação celebre a vitória de seus objetivos.

Créditos de Fotos: Gislene Vilela

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br