Alunos da Educação Infantil confeccionam máscaras do mosquito da Dengue
As escolas municipais de São Lourenço, desde o início deste semestre, estão desenvolvendo ações pedagógicas para a construção de projetos de combate ao mosquito Aedes Aegypty. A proposta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em sintonia com Serviço de Vigilância Epidemiológica de São Lourenço e o melhor projeto será premiado pela secretaria.
Na última semana o jornal trouxe registros da E.M. Melo Viana e nesta edição apresentamos o trabalho desenvolvido na E.M. Ida Mascarenhas Lage, sob a direção de Danielle Dias Oliveira e supervisão pedagógica de Meire Diniz Junqueira.
Todos os alunos da Escola Ida Mascarenhas foram envolvidos no projeto, somando um total de 275 crianças que puderam perceber a importância dos cuidados com a saúde e distinguir diferentes formas de prevenção da Dengue através dos conteúdos abordados em sala de aula. Além dos alunos, o projeto envolveu todos os profissionais da escola.
Cada série desenvolveu ações condizentes com suas etapas de aprendizagem. A Educação Infantil trabalhou com a confecção de máscaras e jogos didáticos, o conteúdo foi abordado com as crianças de maneira mais lúdica.
O 1º ano desenvolveu peças teatrais e acrósticos com a temática da prevenção e combate ao mosquito. As turmas de 2º ano produziram juntas um álbum sobre o tema. Em acordo com as demais habilidades desenvolvidas para a série, o 3º ano, após pesquisas individuais e coletivas dos alunos, elaborou cartazes informativos. Os alunos do 4º ano criaram músicas e acrósticos de combate ao mosquito e o 5º ano foi às ruas para estabelecer maior diálogo com a comunidade. Os alunos fizeram panfletagem no centro da cidade e abordaram os passantes para conversar sobre a importância de combater o mosquito e as principais ações de prevenção.
O objetivo do trabalho desenvolvido na escola é fazer com que o aluno seja um agente de ação e de mudança diante de temas relevantes para a sociedade. A direção da escola destaca então a relevância do projeto para os alunos como o reconhecimento de seu papel social enquanto cidadão responsável e participativo, valorizando as ações de cada um com a contribuição para a vida das pessoas na sociedade.