12:28hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
23/04/2015 17h34

Reforma profunda na sede da Sociedade Musical Antônio de Lorenzo em São Lourenço

Banda da cidade conclui a reforma e está com novas instalações.

A sede da Sociedade Musical Antônio de Lorenzo, localizada na rua Jaime Sotto Mayor, nº 375, no Bairro Federal, passou por uma reforma profunda, iniciada em janeiro de 2014 e finalizada em abril de 2015.

O edifício, ocupado pela entidade desde 1999, estava bem degradado, com risco inclusive de queda de uma parede e várias goteiras. Durante as obras, a banda continuou ensaiando, mesmo com as dificuldades.

O apoio para a realização da reforma veio de empresários e da Prefeitura Municipal, através de doação de materiais de construção e mão-de-obra, além do repasse de subvenção que a banda recebe por ser uma entidade filantrópica.

A população também ajudou através da conta do SAAE, e se quiser pode continuar ajudando, descontando diretamente na conta de água o apoio no valor escolhido.

“A nossa despesa mensal é muito grande e toda ajuda é muito bem vinda”, enfatiza Samuel Ernani Ferreira Pinto, atual presidente da Sociedade Musical.

Agora, a sede tem cadeiras novas, pintura fresca, não chove mais dentro e a parede não corre mais risco de cair. Na entrada foi colocada uma rampa de acessibilidade para facilitar o acesso de todos.

Durante a visita do jornal Correio do Papagaio, o padre Ilídio Coelho, da paróquia da Santíssima Trindade, comunidade Nossa Senhora de Fátima, esteve na sede da banda e abençoou o espaço.

A banda oferece aulas de música gratuitas para toda a população, sem restrição de idades. O maestro Joaquim Ferreira está na banda desde a sua criação, em 1958, quando ainda era chamada de Frei João Bosco. Para ele, a música é um elemento transformador na vida do jovem que participa. “Estimula a disciplina e também o lazer”, enfatiza e acrescenta “pena que o jovem de hoje não consegue encontrar o seu interesse”.

 “É um processo muito difícil”, explica Gilsea, a vice-presidente da Sociedade Musical Antônio de Lorenzo. “O aluno acha que vai no primeiro dia e já vai sair tocando. Aprendemos a ler as partituras e depois como fazer a embocadura. Depois disso ainda temos que aprender a escala e só depois que vamos aprender a tocar”, esclarece.

Apesar das dificuldades sentidas pela passagem do tempo e pela geração de jovens que estão acostumados com a velocidade trazida pela ‘era tecnológica’, a banda tem sete alunos que frequentam as aulas e 26 músicos compõem a banda. “Queremos conscientizar os pais da importância do estudo da música e da disciplina na vida da criança. Se conseguirmos uma criança em cada escola que visitarmos, já estamos no lucro”, garante a vice.

Aprender na Sociedade Musical Antônio de Lorenzo, além de oferecer disciplina aos jovens e formação musical de qualidade, é uma oportunidade para construir ferramentas para escolher uma profissão e fazer uma carreira no futuro. “Temos alunos aqui que hoje estão se formando na Faculdade de Música, tornando-se profissionais mesmo”, conta Gilsea. “Um deles prestou concurso e está hoje na Sinfônica de Guarulhos”, ressalta.

Samuel anunciou que a próxima apresentação da banda da cidade será no dia 9 de maio na comunidade Nossa Sra. de Fátima e que depois participarão nos encontros de bandas em Alagoa, Olaria, Andrelândia e Rio Preto.

“Para onde chamar, a banda está pronta para servir”, conclui o presidente da Sociedade Musical Antônio de Lorenzo.

Para conhecer o trabalho da banda, a nova sede e participar, as aulas acontecem toda terça e quinta, no horário das 19h30 às 22h e os ensaios acontecem toda quarta e sexta-feira das 20h às 22h.

Mais informações: (35) 8822-4654.


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br