10:39hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
25/09/2014 16h25

Rio Verde recebe milhares de peixes e matrizes em São Lourenço

Este é o 25º ano consecutivo que a ação é realizada em São Lourenço

O peixamento contou com 8 mil diferentes espécies, entre adultos e alevinos, típicos do Rio Verde, entre eles curimba, piaba, piapara, pirancanjuba e dourado.

Alunos da Escola Municipal Melo Viana, ambientalistas, policiais militares e autoridades municipais participaram da soltura, que aconteceu no dia 18 de setembro.

A ação é realizada todo ano pela Ong SOS Rio Verde, com o apoio da gerência do Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal e da Polícia Militar do Meio Ambiente e em parceria com a Cemig. O peixamento integra o Programa Peixe Vivo, desenvolvido pela concessionária de energia, que traz os peixes em caminhão adaptado.

“Há 25 anos que a gente faz este trabalho”, declarou Luis Antonio Tavares, presidente da ONG SOS Rio Verde, “e com parceria da Cemig a gente vem repopulando o rio com peixes, muitos deles já graúdos, com cerca de 200 gramas”.

O objetivo da Ong SOS Rio Verde é cuidar do rio e revitalizá-lo, conscientizando a população. A Ong está atuante há 26 anos e, segundo Luis, “o trabalho deu muito certo: conseguimos chamar a população para trabalhar com a gente, participando dos eventos e cuidando do rio; os barqueiros, canoeiros, bóia, jangadas e os moradores das margens do rio”.

Questionado sobre a poluição do Rio Verde e as condições de sobrevivência dos peixes soltos, o presidente da Ong SOS Rio Verde garantiu que nosso trecho já melhorou muito, a água bate bem na ponte e oxigena muito nas pedras. “Sentimos que o trabalho de peixamento rendeu muitos resultados, até porque toda a pessoa que vai pescar leva um salgado para casa, um tira-gosto para o almoço”, destaca.

Ainda segundo Tavares, a Ong vem fazendo um trabalho de revitalização da mata ciliar, com árvores doadas pela Cemig, o que ajuda também na melhora das condições do rio.

Para o presidente da SOS Rio Verde o trabalho dá certo porque é um trabalho em equipe, ressaltando também a importância da parceria com a Polícia Militar do Meio Ambiente, que faz a parte da fiscalização, cuidando também do rio e dos peixes, impedindo que formas ilegais de pesca sejam realizadas às margens do rio. 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br