Foto: Projeto Crer-Ser
No sábado, 27 de fevereiro, foi realizada no Calçadão uma Roda de Capoeira com o objetivo de divulgação do Projeto Crer-Ser.
Participaram dezenas de alunos, de todas as idades, numa roda que mostrou não só a beleza da capoeira como também o espírito de união e respeito desenvolvido pelo Projeto.
Apresentando os diferentes estilos da capoeira, desde Angola, Benguela, São Bento Grande, de iniciantes a graduados, a Roda mostrou a técnica e a habilidade dos seus participantes. O instrutor Jibóia, que está no Projeto há mais de 10 anos trabalhando com a capoeira, demonstrou através da roda o seu trabalho e o carinho que os alunos têm por ele.
“A capoeira é uma arte ancestral que vem atrelada a valores éticos/morais que junto com a filosofia do Projeto Crer-Ser vem fazendo um resgate na autoestima, na sociabilização e nos valores dos adolescentes que participam dela”, explica o instrutor Jibóia.
A capoeira chega no Brasil com a escravidão e vem acompanhando o desenvolvimento da sociedade com o passar dos anos. Em 2014, a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura) declara a roda de capoeira como sendo patrimônio imaterial da humanidade.
Na roda são estabelecidas comunicações entre os instrumentos musicais (berimbau, pandeiro, agogô e atabaque), o canto e os jogadores, onde é necessário observar o outro, assim como na vida, analisar seu jeito de agir, para, finalmente, saber com quem se está jogando, ou seja, se relacionando.
A capoeira representa a luta e resistência dos negros brasileiros contra a escravidão e nos dias de hoje ainda funciona como uma arma para praticar a humildade, a paciência e despertar em cada praticante a luta pela justiça social.
No Projeto Crer-Ser, o instrututor Jibóia ensina aos seus alunos da Abadá Capoeira um estilo desenvolvido pelo Mestre Camisa, que traz inovações na capoeira. A Abadá atua diretamente nas mais variadas áreas e é protagonista e pioneira em trabalhos sociais, estando presente em vários países por todo o mundo.
O Projeto Crer-Ser é um espaço de arte e cultura para jovens e adolescentes de todas as classes sociais e oferece oficinas nas diversas áreas culturais. “O Projeto é de suma importância para a comunidade, pois visa a expansão artística e social das crianças e adolescentes, oferecendo o espaço e os professores capacitados para o desenvolvimento de suas habilidades”, enfatiza Michelle Elise, coordenadora do Projeto.
O Projeto Crer-Ser está localizado na rua Ida Mascarenhas Lage, nº 497, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Oferece oficinas de tecelagem; ballet e jazz; capoeira; circo; teatro; coral; dança de rua; desenho; flauta; percussão; teatro; violino; violão e violoncelo. Mais informações do Projeto Crer-Ser: 3332-5834.