![]() O evento do ano passado contou com a participação dos músicos Beto Guedes, Flavio Venturine e Marcus Viana |
![]() Marcus Viana, que se apresentou no ano passado, fará show na edição do evento deste ano |
São Lourenço viverá, no dia 25 de março, a segunda edição da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, mais conhecida como Medalha das Águas. O evento, idealizado para acontecer sempre no mês de março, em sua primeira edição contou com a participação dos chefes dos três poderes do Estado de Minas Gerais.
Mais uma vez, o Chanceler da Medalha, Dr. Eugenio Ferraz, atualmente diretor geral da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, está à frente do evento. A Medalha das Águas foi idealizada por sua esposa, a ensaísta e escritora Ivanise Junqueira.
Tomando como exemplo o ano de 2011, não existe registro dos chefes dos três poderes estaduais estarem juntos em um mesmo evento na região. São Lourenço se torna nestes dias, simbolicamente, a capital do estado de Minas Gerais. E assim, o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Dinis Pinheiro e o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Claudio Costa, mais uma vez estarão em São Lourenço.
O evento acontece nos dias 23, 24 e 25 de março e, apesar de ainda não estar confirmada, poderá haver a presença da Esquadrilha da Fumaça e a vinda de um helicóptero Sea King, da Marinha do Brasil, para visitação das crianças.
A Praça João Lage (Praça Brasil) voltará a ser ocupada com a estrutura para as comemorações da Semana da Água e da cerimônia de entrega da Medalha da Água.
A programação terá início no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, e termina no domingo, 25, com o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, presidindo a cerimônia de entrega da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, a Medalha da Água.
A estrutura, que já começou a ser montada, é semelhante à do ano passado. No gramado, em frente ao Parque das Águas - ao lado do estacionamento -, será erguido o palco. Na rua entre a entrada do Parque e a praça, tomando uma parte do estacionamento, serão montadas quatro grandes tendas para abrigar os convidados e personalidades indicadas para o recebimento da Comenda.
A cerimônia de condecoração acontecerá às 10:00h de domingo, dia 25. Entre os dias 22 e 24 estão previstas atividades culturais realizadas pela Secretaria de Educação, Diretoria de Cultura e Gerência de Meio Ambiente da prefeitura, em parceria com a Nestlé Waters.
Orquestra Ouro Preto
No dia 22, a Orquestra Ouro Preto, sob regência do Maestro Rodrigo Toffolo, fará uma apresentação. Tendo em vista a festividade, a Orquestra preparou um concerto especial para homenagear a cidade e o Dia Mundial da Água.
No repertório, composições que atravessam algumas das linhas de atuação do grupo. Iniciando o concerto, a brasilidade de Quatro Momentos nº 3, do compositor e maestro Ernani Aguiar (1950), um dos mais importantes musicólogos do país, que tem na música brasileira sua maior fonte de inspiração.
O bandoneonista e compositor argentino Rufo Herrera (1933) se junta à Orquestra e apresenta músicas das tradições latinas, mais especificamente as milongas, como La Cumparsita e tangos (El Choclo) para, finalmente, concluir sua participação com Libertango, de Astor Piazzola. O concerto acontece às 21:00h.
Criada em maio de 2000, a Orquestra tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas e a oferta de uma programação permanente. Além dos concertos periódicos em Ouro Preto, já se apresentou em diversas cidades do país e no exterior.
Em seu legado, destaca-se também a gravação e o lançamento do disco Latinidades, que no ano de 2007 foi indicado ao prêmio Grammy Latino, na categoria melhor disco instrumental.