11:30hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
27/09/2012 17h03

São Lourenço Secretário de Meio Ambiente, Adriano Magalhães, faz palestra em São Lourenço

Secretário de Meio Ambiente, Adriano Magalhães, faz palestra em São Lourenço




O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães, foi o convidado da Faculdade de São Lourenço para apresentar a palestra sobre as Diretrizes para Gestão Ambiental no Estado de Minas Gerais. O evento ocorreu terça-feira (11-09), às 19h30, no auditório da instituição, em São Lourenço.

O evento faz parte do Projeto de Extensão Acadêmica – Educação Ambiental promovido pela faculdade que tem como objetivo fomentar no meio acadêmico as discussões em torno das questões que envolvem o meio ambiente.

A diretora da faculdade de São Lourenço, professora Maria Aparecida Pinto, fez a abertura do evento. Segundo ela, uma palestra como a do secretário Adriano Magalhães tem caráter construtivo e esclarecedor, contribuindo também na formação do seu papel enquanto educadora.

O Secretário iniciou sua exposição traçando um breve panorama das principais atividades econômicas do Estado, que é provedor de água para oito entes da federação. Em seguida discorreu sobre a importância das bacias que o território mineiro abriga, dentre as quais cinco são bacias federais e destacou ainda importância dos Comitês de Bacias. “A participação da sociedade e do poder público, tanto dos governos locais, estadual e federal, nesses comitês é fundamental, porque é neles que discutimos o Plano Estadual de Recursos Hídricos, que dá as diretrizes da gestão das águas de Minas, e os Planos Diretores, que norteiam os rumos de conservação, monitoramento e tratamento de águas”, frisou.

A erradicação dos lixões foi outro ponto de destaque da palestra. Em 2001 Minas tinha um total de 823 lixões e atualmente são 278. “Já avançamos muito na nossa política de tratamento de resíduos, mas o nosso principal objetivo é que até 2014, prazo estipulado pelo Governo Federal para erradicação dos lixões, todos os municípios do nosso Estado disponham seus resíduos em aterros sanitários legalizados. Mas é preciso ressaltar que a destinação final do lixo é de competência do município e por isso precisamos contar com esforços das prefeituras”, concluiu.

O secretário fez uma breve explanação sobre o funcionamento dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) – Secretaria de Estado de Meio ambiente e Recursos Hídricos (Semad), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) - e enfatizou a importância da criação e proteção das unidades de conservação.





PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br