19:33hs
Quarta Feira, 12 de Junho de 2024
São Lourenço - Notícias
17/10/2016 15h10

Seminário da ONU estimula atitudes empreendedoras em São Lourenço

O objetivo é desenvolver e estimular atitudes consideradas essenciais para o sucesso nos negócios

Foto: Sebrae Minas

Sebrae Minas reuniu 22 participantes no Empretec


Para estimular os empreendedores na busca de autoconhecimento e aprimoramento constantes, o Sebrae Minas promoveu, em São Lourenço, o seminário Empretec, uma metodologia de ensino inovadora desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de estimular o comportamento empreendedor. O seminário foi realizado de 12 a 17 de setembro, na Faculdade de São Lourenço.
O Empretec é um seminário intensivo, realizado em seis dias de imersão, com dedicação exclusiva. Tem 60 horas de duração e é ministrado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. Durante a capacitação são realizadas atividades desafiadoras, que simulam o dia a dia de um gestor de empresas.
O objetivo é desenvolver e estimular atitudes consideradas essenciais para o sucesso nos negócios: busca de oportunidades e iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, disposição para correr riscos calculados, estabelecimento de metas, busca de informações, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e formação de rede de contatos, independência e autoconfiança.
Estas características são trabalhadas durante as atividades desenvolvidas pelos participantes do curso, os chamados empretecos. A turma de São Lourenço foi formada por 22 empreendedores que, durante o seminário, simularam a movimentação de uma receita de, aproximadamente, R$ 32,5 mil, com a operação das 16 empresas formadas na capacitação.
“Encerrar mais um Empretec na microrregião de São Lourenço foi gratificante, pois aumenta a nossa rede de empreendedores e este é nosso propósito. Parabenizo os empretecos pela superação, determinação e transformação, já que o sucesso do seminário depende do desempenho desses empreendedores”, avalia a analista do Sebrae Minas Ticiana Tranqueira Malta Lopes.
A enfermeira Tássia Lopes foi uma das participantes do Empretec e se diz transformada após a experiência. “Antes do seminário a minha sensação era de que estava designada a ser uma excelente funcionária ou passar em um concurso, que me traria estabilidade financeira e comodidade. Hoje percebo os vários caminhos e oportunidades que tenho. Posso sim ter meu próprio negócio e me realizar a partir de um sonho. Meus comportamentos empreendedores ficaram visíveis e os resultados têm surgido diariamente com a mudança da minha rotina”, disse.
“Eu sou graduado, mas nada se compara ao aprendizado do Empretec. Eu me vi um centralizador e percebi que isso não gerava resultado, mudei imediatamente. Entendo hoje que o mundo precisa de união, parceria e de trabalho em grupo. Nossas diferenças são os que nos faz crescer e obter resultados. Eu vivi isto durante o seminário, em que formamos uma grande equipe de 22 participantes unidos. E isso fez toda a diferença”, analisa o contador Fernando Noronha.
O Empretec foi criado no final da década de 1980 e hoje está presente em mais de 30 países. No Brasil são mais de 200 mil empreendedores formados. De acordo com pesquisas, 96,2% deles conseguem aplicar na prática os conhecimentos adquiridos e 53,8% perceberam aumento da sua renda individual.

Fonte: Sebrae Minas


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br