Na edição nº 240 da “Mata-Palavra” da revista Coquetel, a cidade de São Lourenço aparece na primeira página de jogos, no formato de caça palavras. O texto descreve o passeio do Trem das Águas, desde o vagão, trajeto, violeiros e até o artesanato encontrado nas estações de São Lourenço e Soledade de Minas.
O leitor do jornal Correio do Papagaio, João Pérez Navarro, de 88 anos, é um aficionado pelas palavras cruzadas. Há mais de 30 anos procura realizar exercícios mentais através dos jogos da revista, leitura e outras atividades relacionadas. Para ele, seu raciocínio é muito bom devido a esse estímulo e prática diários.
“Acredito ser muito importante a divulgação da cidade de São Lourenço nessa revista, pois ela tem um alcance nacional”, afirma João Pérez.
Para os especialistas, a “ginástica mental” realizada através das palavras cruzadas e outros exercícios estimula a atividade mental, melhora a memória e pode ajudar a manter o cérebro 14 anos mais jovem nas pessoas idosas. “Para as pessoas de mais de 50 anos, o exercício é uma espécie de droga milagrosa que fomenta a atividade cerebral, reforça a memória e atrasa a perda de agilidade mental”, explica o professor Ian Robertson, do Trinity College de Dublin (Irlanda),em entrevista ao jornal The Times.
Segundo a editora Ediouro, o Brasil é o quarto maior mercado de palavras cruzadas do mundo.