Por: Gislene Vilela
A cerimônia de passagem de comando foi realizada quinta-feira, 4, às 17h, no Salão de Convenções do Hotel Brasil. Foi presidida pelo comandante da 17ª Região da Polícia Militar, Coronel PM Wagner Mutti Tavares.
O Tenente Coronel PM Paulo Alex Moreira Silveira assume o comando do 57º Batalhão, que ficou sob a chefia do Tenente coronel PM Oterson Luis Nocelli desde 10 de março de 2015.
À medida que chegavam, os convidados foram recepcionados com um coquetel no Salão de Festas, partindo na sequência para o auditório do Salão de Convenções, onde foram realizadas homenagens aos comandantes e o ato de troca de comando. Presença significativa de autoridades e representantes da sociedade civil local e regional que prestigiaram o evento marcado pela emoção nos discursos. A solenidade foi abrilhantada por integrantes da Banda do 20º BPM.
TC Oterson deverá atuar como comandante do 27º Batalhão com sede em Juiz de Fora, Instituição onde o TC Paulo Alex exercia a função de subcomandante, promovido tenente coronel em dezembro de 2015.
“Foi um prazer trabalhar com São Lourenço e região. Pudemos desenvolver ações importantes para a Polícia Militar como alguns projetos de polícia comunitária, restabelecimento de patrulhas preventivas e de base comunitária móvel, resgatando o diálogo com o cidadão de bem. Foi uma experiência muito boa”, declarou em entrevista o substituído TC Oterson.
Para o TC Paulo Alex, que assume o comando, a expectativa é de trabalhar sempre junto com a comunidade, junto com as pessoas de bem e com todos os órgãos constituídos, sejam privados ou públicos. Fazer uma gestão participativa, uma gestão de coesão para poder reduzir crimes e o medo do crime, tranquilizar o cidadão de bem e intranquilizar o cidadão infrator.
Sucesso para ambos em suas novas missões.
Novo comandante ladeado da esposa Raquel e dos filhos Renan e Lorena
Fragmentos do discurso de TC Paulo Alex
Nesta data estamos mergulhando no desconhecido! Mas estamos mergulhando da maneira que sempre nos conduzimos na Polícia Militar de Minas Gerais, de coração e mente aberta.
Estamos mergulhando em um município polo regional, destaque no Estado de Minas Gerais.
Estamos mergulhando em uma área territorial de 22 municípios onde o turismo e o comércio são as principais atividades econômicas, municípios esses capazes de atender aos mais exigentes clientes/turistas.
Estamos mergulhando em uma área operacional com aproximadamente 250 mil habitantes fixos e aproximadamente 150 mil flutuantes em razão da forte atração turística, numa extensão territorial 4.800 quilômetros quadrados fazendo divisa com cidades importantes dentro do Estado e divisa com outras duas Unidades da federação brasileira, os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Por si só, essas informações preliminares mostram o grau de importância da função que ora assumimos. Como não se bastasse, estamos recebendo um Batalhão que possui excelentes índices de reduções criminais de acordo com o pacto estadual entre as Unidades da PMMG.
Agradeço ao Exmo Sr Cmt Geral da PMMG, Cel Bianchinni e ao Exmo
Sr Cmt da 17ª Região da Polícia Militar, Cel Wagner Mutti pela confiança e indicação de nosso nome para tão importante função.
A minha equipe de trabalho, do Major ao soldado mais moderno, iremos COMANDAR que significa MANDAR COM. Somos uma equipe e como tal, iremos trabalhar de forma participativa e compartilhada, sob a égide do bem servir, da ética, da lealdade, do comprometimento, da representatividade institucional, do respeito, da justiça, da hierarquia e disciplina. Tenham nesse comandante a vontade de acertar, de somar e de multiplicar, um ombro amigo para percorrermos os mais diversos caminhos da nossa jornada e da valorização de nosso policial militar para a excelência na defesa de nossa sociedade.
Cara sociedade, estaremos juntos no propósito de promover uma segurança participativa com interação comunitária, calcado nos Direitos Humanos, fazendo valer a premissa de nossa carta magna que diz:
segurança pública, dever do estado, direito e responsabilidade de todos. Juntos somos mais fortes!
Por fim, partindo do princípio de MERGULHAR, que, de acordo com dicionário de nossa língua pátria, significa Imergir, Entregar-se por inteiro, Enfiar-se, Atirar-se, Jogar-se, temos o firme propósito de promover a PAZ e o BEM ESTAR do cidadão, cumprindo e fazendo cumprir as leis, tendo como rumo: Lealdade como crença, Disciplina como valor, Coragem como hábito e Missão como destino.
Vamos avante, pois nossa profissão, sua vida!
Auditório lotado com convidados, autoridades e representantes da sociedade civil local e regional
O novo comandante TC Paulo Alex ao lado do substituído TC Oterson Luis