10:24hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
25/07/2013 09h26

Ten Cel Leonel Junqueira recebeu medalha Mérito Granadeiro

Solenidade reuniu autoridades das Forças Armadas.

por Gislene Vilela

 

O 1º Batalhão de Guardas, criado pelo Imperador D. Pedro I, em 1823, havia instituído a Medalha “Mérito Granadeiro do Imperador” para agraciar militares ou civis que viessem prestar relevantes serviços e se destacando pelo excelente desempenho funcional ao Batalhão de Guardas.

Tenente Coronel Leonel Junqueira (na época era o 3º sargento mais novo do Batalhão de Guardas, prestes a completar 21 anos), em 27 de novembro de 1935 marchou com o Batalhão para combater a rebelião comunista do 3º Regimento de Infantaria, na Praia Vermelha. Dos combatentes mortos, dois soldados eram do Grupo de Combate de Leonel Junqueira: Manoel Biré de Agrela e Alberto Bernardino de Aragão.

Em 2013, o comandante do 1º Batalhão de Guardas entregou a Medalha Mérito Granadeiro do Imperador ao Tenente Coronel Leonel Junqueira, herói da Intentona Comunista de 1935 e da II Guerra Mundial. Uma solenidade que reuniu autoridades das Forças Armadas.

“Ao ser agraciado com essa honrosa Medalha, mais de 77 anos depois, fui considerado o único sobrevivente dos que marcharam com o Batalhão para sufocar a rebelião comunista, insuflada por maus brasileiros, como Luiz Carlos Prestes e seus seguidores”, concluiu o homenageado.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br