Subtenente jardim, Chefe de Instrução do TG, fala sobre o Dia da Vitória
Por Gislene Vilela
O Tiro de Guerra 04-024 realizou, no dia 08 de maio às 15h30m, Formatura alusiva ao “Dia da Vitória”. O evento contou com a presença do Comandante do 57º BPM Ten. Cel. PM Juliano Santana Silva; 1º Sgt BM Nestor Edmilson de Oliveira Gouveia, Laura Mathiasi (representante do Prefeito Municipal e Diretor do TG), ex-atiradores, profissionais da educação, amigos do TG e alunos da Escola Estadual “Professor Túlio Bento”.
Durante a solenidade, foi lida a Ordem do Dia do Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. “Nesse dia, 8 de maio, Dia da Vitória, é fundamental que não nos esqueçamos da herança e do legado a nós deixados por aqueles que empenharam suas vidas para assegurar o bem da humanidade e para sustentar os valores mais caros e altivos de nossa Pátria. A eles, o nosso eterno reconhecimento, a gratidão e, acima de tudo, o compromisso de honrar seus exemplos inspiradores na luta diária pela soberania e pelo progresso de nosso País”, destacou o Comandante do Exército. Turma de Atiradores do ano de 2017 recebeu o nome do 3º Sgt Antônio de Oliveira Rezende
A cerimônia em homenagem ao 73º aniversário do fim da Segunda Mundial contou também com a presença dos ex- combatentes da Força Expedicionária Brasileira Ten. Cel. Leonel Junqueira, 103 anos de idade e 3º Sgt Antônio de Oliveira Rezende, 96.
Em sequência, houve a inauguração da placa da “Turma de Atiradores do ano de 2017”, a qual recebeu o nome do 3º Sgt Antônio de Oliveira Rezende. Após, na sala de instrução do TG, os atiradores, alunos e convidados assistiram a palestra do TC Leonel sobre a participação do Brasil no conflito militar global que durou de 1939 a 1945.
“Ao comemorarmos o dia de hoje, nos reportamos ao 8 de maio de 1945, quando ainda ecoa, nos quatro cantos do mundo, o grito de Vitória! Era a rendição do exército nazista, o fim da Segunda Guerra Mundial, o mais amplo e cruel conflito da história da humanidade” disse Subtenente Jardim, chefe de instrução do TG. “Devemos a esses homens, mais do que tudo, a vitória dos valores da democracia, da justiça e da liberdade sobre as forças da opressão e da intolerância, defenderam nossa honra e soberania com sua coragem, seus valores e seu patriotismo”, finalizou ST Jardim.
Atiradores, alunos e convidados assistiram palestra do TC Leonel sobre a participação do Brasil na II Guerra Mundial
TC Leonel Junqueira relata com detalhes a participação da FEB nos campos de batalha da Itália