A cerimônia aconteceu na Praça Duque de Caxias, em frente à Câmara Municipal, na manhã desta sexta-feira (25)
O renomado oficial, considerado patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias, foi homenageado nesta sexta-feira (25), quando é comemorado o Dia do Soldado. O Tiro de Guerra de São Lourenço realizou uma formatura alusiva à data.
A Praça Duque de Caxias, no centro da cidade, foi o palco para esta celebração. Estiveram presentes atiradores do Tiro de Guerra, representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do município, além da prefeita Celia Cavalcanti (PR) e vereadores da cidade.
O ex-atirador do Tiro de Guerra são-lourenciano, Capitão Matheus Moraes Carneiro, atual piloto da aviação do I Batalhão de Aviação do Exército de Taubaté, presidiu o evento.
“Essa é uma data de suma importância, pois se comemora o dia de nascimento do Duque de Caxias. Ele é o patrono do Exército. Caxias simboliza o patriotismo, o amor pela pátria que, por sua vez, é natural ao soldado brasileiro”, afirmou o Subtenente do Tiro de Guerra de São Lourenço, Walmir Machado Jardim.
Além da leitura da ordem do dia, o canto da Canção do Exército e o desfile da tropa, houve ainda, o agraciamento a 18 pessoas que, de alguma forma, contribuem para o exercício dos trabalhos realizados pelo Tiro de Guerra de São Lourenço. Os munícipes receberam o chamado “Diploma Amigo do Tiro de Guerra”.
A data
No Brasil, 25 de Agosto é comemorado o Dia do Soldado. A data faz referência ao dia de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 1803. Por Decreto 51.429, de 13 de março de 1962, sancionado pelo presidente da República João Goulart, pelo primeiro-ministro Tancredo Neves e pelo ministro da Guerra general-de-exército João de Segadas Vianna, foi o marechal Luís Alves de Lima e Silva, duque de Caxias, consagrado Patrono do Exército Brasileiro. o Dia do Soldado constitui-se como uma homenagem ao seu nascimento.