A comunidade mais uma vez é beneficiada com a presença e atuação eficaz do TG
O Projeto Horta Orgânica no Tiro de Guerra 04-024 em São Lourenço é uma iniciativa do chefe de instrução Subtenente Valmir Machado Jardim. Teve início em 2017 visando a recuperação do espaço ocioso nos fundos da entidade com limpeza, preparação do solo, plantio e colheita.
Após a orientação técnica do engenheiro agrônomo Carlos Henrique Bicego que auxiliou na correção do solo, doação de adubos, calcário, mudas etc, iniciou-se a implantação da Horta, com os cuidados especiais do colaborador do TG, Sebastião Jorge Campos.
Outros parceiros também desempenharam um papel relevante colaborando no planejamento e execução, tornando o Projeto viável. Os atiradores voluntariamente trabalharam na terra, na formação dos canteiros e na plantação das mudas; empresários com apoio de ferramentas; amigos que ajudaram com trabalho e o fornecimento de mudas e sementes. Vale salientar que a Horta implantada utiliza exclusivamente técnicas orgânicas de produção.
Os alimentos produzidos têm sido retirados a partir de seu manejo ecologicamente correto e doados para algumas instituições de ensino, creches, asilo, família dos atiradores, vizinhos e amigos do TG. Segundo Subtenente Jardim a Horta retrata a união e colaboração da comunidade local e somente começou a produzir com parceria de várias pessoas e empresas. “O projeto foi um desafio! Iniciou com muitas ideias, diversos obstáculos, duas enxadas e muita persistência”, revela o chefe de instrução. Hoje um exemplo de Horta Orgânica na cidade.
Espaço ocioso no Tiro de Guerra é transformado em Horta Orgânica
Complementando o Projeto, o chefe de instrução interessado em que os Atiradores tivessem uma compreensão do “por que” se come, e não apenas o que se come convidou a nutricionista Kátia Azevedo, pós-graduanda em comportamento alimentar para ministrar uma palestra intitulada “Alimentação Consciente”, no dia 28/09. Alguns aspectos significativos foram abordados pela nutricionista baseados em perguntas fundamentais: Por que, Onde, Quando e Quanto comemos. Segundo Kátia Azevedo quando se analisam todas estas questões consegue-se comer conscientemente, prestando atenção no momento presente, na alimentação e a todo o processo que isso alcança.
Palestra Alimentação Consciente com a nutricionista Kátia Azevedo
A sociedade está mudando em muitos aspectos e o da alimentação está entre os principais. Informações relacionadas à alimentação e saúde são constantes através de conversas cotidianas e também da internet. Vale enfatizar um alerta sobre as notícias incorretas e prejudiciais, dietas milagrosas e propagandas que auxiliam a reforçar um conceito simplista e falho de alimentação saudável e intuitiva. Já a alimentação consciente traz inúmeros benefícios, entre eles: “ajuda a perceber sinais de fome e saciedade, sentir mais o sabor dos alimentos, potencializa melhores escolhas alimentares, ajuda a identificar e diminuir o hábito de comer por motivos emocionais”.
A nutricionista Kátia Azevedo ladeada dos jovens atiradores
O Projeto pioneiro visa ainda contribuir para a inclusão social e produtiva dos jovens estimulando-os a ações proativas, aprendizado de diversos conteúdos da área, incentivo para hábitos saudáveis de alimentação e uma valorização do produtor e do alimento. A comunidade mais uma vez é beneficiada com a presença e atuação eficaz do TG 04-024.