Foi realizada, na sexta-feira (22), a Formatura Final da Turma Cap. Maria de Lourdes Mercês Neves. Foi a primeira formatura de atiradores na nova sede do Tiro de Guerra de São Lourenço. Além dos familiares dos atiradores, estiveram presentes amigos, representantes da sociedade civil e autoridades. O prefeito municipal, que é o diretor do TG 04-0424, também participou da solenidade.
Os Tiros de Guerra são uma experiência brasileira, vigente desde 7 de setembro de 1902, eles são criados para que o jovem não precise se afastar de sua família no momento de prestar o serviço militar, mantendo sua vida normalmente. A missão é a de formar reservistas aptos para o emprego em defesa territorial, civil e ações comunitárias. Seu objetivo e o de preparar munícipes conhecedores dos problemas locais, interessados nas aspirações e realizações de sua comunidade, cidadãos integrados à realidade nacional, e ainda preparar líderes democratas, atentos aos ideais da nacionalidade brasileira e a defesa do estado democrático de direito.
As instruções são voltadas para o desenvolvimento de técnicas militares; através delas, o atirador é preparado para agir em prol da ordem e da paz, sendo por vezes solicitado para auxiliar nos mais diversos eventos públicos.
Por meio da vivência do desenvolvimento de atividades militares é possível proporcionar uma visão diferenciada do trabalho em equipe e compreender que as diferenças entre os membros reforçam o grupo na solução de um problema. A atividade militar mostra um caminho de possibilidades que nenhuma outra forma de desenvolvimento permite que é a sobrevivência.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |