Foto: Rodney Machado
Show gratuito de César Menotti & Fabiano, realizado no dia 10, lotou a Ilha
A celebração religiosa teve início no dia 31 de julho com a procissão saindo da Ermida Bom Jesus do Monte, levando a primeira imagem de São Lourenço Mártir para a Igreja Matriz, para início da novena. Durante os dias de festividade, foram realizadas missas, confissões e novena na Matriz, com a participação de fiéis de várias pastorais e movimentos.
No dia do padroeiro São Lourenço Mártir, 10 de agosto, foi celebrada às 10h a missa presidida pelo Bispo Emérito Dom Diamantino Prata de Carvalho. Em seguida, uma emocionante homenagem ao Frei Aymoré Dalmédico foi realizada no átrio da Igreja. O Frei Aymoré exerceu seu sacerdócio por 18 anos na cidade e era muito querido por todos. Foi transferido em 1997 e retorna alguns anos depois, já doente, tendo falecido em São Lourenço, onde está sepultado.
Para momentos de confraternização com a comunidade, a Paróquia São Lourenço Mártir realizou shows de prêmios, leilão de gado, apresentações musicais, quermesse, almoços e jantares para os paroquianos e convidados.
No Parque Municipal Ilha Antônio Dutra, a infraestrutura foi montada para receber os milhares de visitantes que a cada ano participam da festa. Além das tradicionais barracas de alimentação, camelôs, parque de diversão, todo ano há uma variedade de shows.
Este ano, na programação, pagode e música sertaneja. O show mais esperado foi o de Luan Santana que se apresentou na terça-feira, 9, com a participação de mais de 20 mil pessoas.
Durante o show o artista interagiu de diversas formas com o público. As fãs foram ao delírio quando ele subiu em uma passarela móvel e ficou ainda mais próximo do público.
No dia 10, tradicionalmente, a apresentação musical é gratuita e este ano a dupla sertaneja César Menotti & Fabiano fez a alegria dos espectadores.