10:39hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
17/06/2016 17h41

Transformador estragado deixa parte do centro sem energia

Trechos do centro ficaram mais de 2 horas sem energia

Fotos: Jorge Marques

Um transformador estragado na Rua Coronel Justino, em São Lourenço, deixou cinco mil clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) sem energia, na quarta-feira, 15. O transformador está instalado em frente ao imóvel de número 466.

Vários comércios fecharam as portas mais cedo, escolas ficaram sem energia, os semáforos do centro da cidade pararam de funcionar, gerando confusão no trânsito e reclamação das pessoas que em vários momentos ficaram sem a faixa de pedestres para atravessar a rua. Agentes da SL Trans e policiais militares tiveram que intervir interditando trechos e pistas de ruas para evitar acidentes e coordenar o fluxo do trânsito nos cruzamentos com semáforos.

A ação conjunta do centro de operações de São Lourenço e da central de operações da Cemig, instalada em Belo Horizonte, começou a realizar os reparos na rede elétrica assim que foi detectada a ocorrência, às 16h 30min.

Ao chegarem ao transformador estragado, os técnicos detectaram que a chave que desliga o equipamento estava quebrada e necessitava de manutenção. Para a troca da chave, foi necessário fazer o desligamento de vários pontos do centro da cidade.

“O trecho em que o transformador entrou em operação (curto), por motivos ainda desconhecidos, apresenta um risco para a população. Devido a chave quebrada, foi necessário desligar o alimentador na subestação da Cemig para reparo dela. O desligamento do alimentador fez com que várias localidades do centro da cidade ficassem sem energia”, explicou Elton Tavares, coordenador de Operações Técnicas da Cemig.

De acordo com o coordenador, a operação de manutenção é feita de acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “O desligamento do alimentador é feito por meio de um sistema informatizado em Belo Horizonte. Então substituímos a chave e fomos religando os clientes da Cemig gradualmente e deixamos isolado apenas o local do transformador que entrou em curto. O papel do transformador é baixar a alta tensão da energia. A energia que corre nos fios dos postes é de alta tensão e precisa ser revertida para baixa tensão para chegar aos clientes”, disse Elton Tavares.

A energia elétrica começou a ser reestabelecida às 18h 20 min para 1.050 clientes, às 6h 38min para mais 1.800, 18h 48 min para mais 1.400 e às 19h 13 min mais 1.020 foram reestabelecidos. Ficaram apenas 300 clientes sem energia até 20h 40 min, que são aqueles próximos ao transformador que entrou em operação.

O agente Carvalho da SL Trans participou da organização do trânsito, interditando a via da Avenida Coronel Justino, próximo da Unimed, no sentido de quem desce em direção à Praça Dr. Humberto Sanches. “Orientamos que os motoristas tenham atenção redobrada na direção quando há falta de energia para evitar acidentes, uma vez que os semáforos ficam desligados. Neste caso o desligamento ocorreu em um horário de pico de trânsito, o que demanda mais cuidado ”, disse.

   
   
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br