No dia 23 de setembro, a Academia Latina da Gravação anunciou as indicações para a 16ª edição do Grammy Latino e Tulipa Ruiz está entre os indicados nas categorias Artista Revelação e Melhor Disco Pop Contemporâneo.
A premiação acontecerá no dia 19 de novembro, na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas.
Na categoria artista revelação, Tulipa Ruiz e a banda Vitrola Sintética são os representantes brasileiros na disputa, ao lado dos mexicanos Kaay, Matisse e Vázquez Sounds, do cubano Iván Lewis, da venezuelana Manu Manzo, da banda colombiana Monsieur Periné, da argentina Julieta Rada e da portorriquenha Raquel Sofía.
Carreira
Nascida em Santos (SP), Tulipa Ruiz passou a infância e adolescência em São Lourenço com a sua mãe Graziella e o irmão, Gustavo Ruiz, onde cresceu envolvida pela simplicidade encontrada no interior de Minas.
Saiu de São Lourenço aos 22 anos para cursar Comunicação na PUC de São Paulo.
Depois de trabalhar como jornalista durante quase 10 anos, ingressou na música e logo fez sucesso a nível nacional.
Tulipa Ruiz gravou seu primeiro disco, Efêmera, no final de maio de 2010, que rapidamente conquistou a crítica e público.
Construiu o que chama de “pop florestal” - metade de São Paulo, metade de Minas Gerais, com composições próprias, do pai e do irmão, o guitarrista Gustavo Ruiz.
Em 2011 venceu o Prêmio Multishow de Música Brasileira, na categoria de Melhor Cantora.
Em 2012 lançou o Tudo Tanto, álbum que venceu o Prêmio Multishow de Música Brasileira e o Troféu APCA.
Em 2015, já com um novo trabalho, o disco Dancê, recebe indicações ao Grammy Latino.