13:34hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
São Lourenço - Notícias
13/03/2015 12h30

V Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço

Participarão do evento o Governador e o Vice-Governador do Estado, o Presidente da Assembleia Legislativa, além de autoridades locais e regionais

A programação da quinta edição da Comenda Ambiental já foi divulgada com atividades entre os dias 20, 21 e 22 de março.

Participarão do evento o Governador e o Vice-Governador do Estado, o Presidente da Assembleia Legislativa, além de autoridades locais e regionais.

Sexta-feira, dia 20, acontecerá o III Seminário sobre Acessibilidade em Cidades Turísticas, na Câmara Municipal, das 8h às 17h. No sábado, 21, estão programadas diversas atividades durante todo o dia na praça João Lage e às 21h a apresentação do projeto de valorização e resgate da música nacional do Sesc, o Minas ao Luar, que este ano chega pela terceira vez na cidade, e contará com a apresentação do grupo Sarau Brasileiro.

No domingo, 22, será a entrega da Medalha das Águas, em frente ao Parque das Águas, às 10h.

O que é a Comenda Ambiental Estância Hidromineral?

A Comenda foi instituída em 2010 por Lei Municipal, como um tributo de São Lourenço às suas águas minerais, que deram origem ao Município, e que hoje são as principais responsáveis pelo movimento turístico da cidade.

A cada ano a solenidade realiza-se no fim de semana mais próximo ao Dia Mundial da Água, dia 22 de março. Durante a Comenda serão entregues medalhas à “personalidades de destaque, que trabalham em prol do turismo, da preservação do meio ambiente, além do desenvolvimento socioeconômico e cultural em todo o país”, explica nota de imprensa enviada pela prefeitura municipal de São Lourenço.

Polêmica

Algumas pessoas da cidade estão manifestando insatisfação nas redes sociais em relação à Comenda. Desde a criação um dos maiores patrocinadores do evento é a Nestlé Waters, que, desde 1992, assumiu a direção da fábrica e do Parque das Águas. A Nestlé é a maior empresa que vende água engarrafada no mundo, com sede na Suíça, e presente em 36 países.

Como Responsabilidade Social, a Nestlé “defende o uso sustentável deste recurso [hídrico], controla rigorosamente a utilização do mesmo em suas atividades e se empenha em obter sempre uma melhoria contínua em sua gestão”, explica no site da empresa em São Lourenço.

Ainda assim, uma parte da população questiona a validade da Comenda e dos que recebem as honrarias. Para este grupo de insatisfeitos o foco da polêmica está na contrariedade de uma empresa multinacional que explora o recurso mais valioso do município, afetando a qualidade da água e a vazão das fontes, ser a maior patrocinadora do evento que tem como objetivo ser um “tributo às águas minerais”. Nas redes sociais os “insatisfeitos” estão se organizando para manifestar no dia da entrega das Medalhas, com o objetivo de chamar a atenção das figuras públicas federais e estatais presentes no evento.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br