Foto: Jorge Marques
Um carro abandonado na Rua XV de novembro está causando transtornos para a população que mora perto de onde o veículo está estacionado. O Ford Escort, com placa de Dom Viçoso e modelo e ano 1998, está parado em frente a um imóvel onde funcionava uma oficina auto elétrica, próximo ao Clube São Lourenço.
O veículo está com as portas destrancadas, vidros semiabertos, lanterna quebrada, estofamento queimado pela ação do sol e sem algumas peças devido a roubo. A tinta da lataria está se soltando e com ferrugem. Os pneus estão murchos, os aros das rodas enferrujados.
Os transtornos, segundo moradores, são o acumulo de água da chuva, que podem gerar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Febre Chikungunya e do Zika Vírus. Além disso, os barulhos dos constantes atos de vandalismo assustam as pessoas, assim como o seu uso por frequentadores de uma casa noturna próxima para namorar, entre muitos outros.
Vários moradores já pediram ajuda às autoridades e nenhuma providência foi tomada. “É um absurdo esse carro abandonado. Pedimos ajuda para as polícias civil, militar e Prefeitura. Ninguém tomou providência para retirar o veículo ou localizar o proprietário. Já consultei o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública e ele não é roubado. Não sabemos quem é o dono”, disse Willian Ramos, morador das proximidades.
De acordo com moradores, o carro está no local há quatro anos. “Trabalho há muito tempo nesse prédio. O veículo estava em ótimo estado de conservação, mas está se deteriorando com a ação do tempo e de vândalos”, disse Braz dos Pires, porteiro do prédio localizado em frente do local onde o carro está estacionado.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de São Lourenço informou que o veículo encontra-se em situação regular quanto à documentação e que, de acordo com a legislação vigente, não pode retirá-lo do local estacionado, pois não é um local proibido. A assessoria ainda informou que a administração está em discussão com a SL Trans e Câmara Municipal para encontrar meios para que outros casos não aconteçam.
O proprietário do veículo, morador de Dom Viçoso, declarou ao jornal Correio do Papagaio que o carro está apenas há um ano estacionado no local e, segundo ele, estava na oficina para concerto. O carro foi concertado e pago. Após o fechamento da oficina, foi colocado na rua. Ainda de acordo com o proprietário, o carro seria retirado no dia 1º de junho.