16:36hs
Quinta Feira, 24 de Abril de 2025
São Lourenço - Prefeitura - Notícias
25/11/2013 09h14

Projeto Mães de Minas movimenta São Lourenço

O propósito do projeto é conhecer e acompanhar as gestantes e crianças de Minas.

A Caravana Mães de Minas movimentou a praça João Lage, na noite de sexta-feira (22), com a exibição de um filme no Cinemãe, e na manhã de sábado (23), com a realização de várias oficinas voltadas para as gestantes e seus familiares.

As oficinas foram realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (aleitamento materno, cuidados com o bebê e fotografia), pela Secretaria Municipal de Saúde (saúde bucal e cuidados no pós-parto), pela Casa da Gestante (Tipos de parto e Shantala), pela Unimed (nutrição da gestante) e pelo Conselho Tutelar (stand informativo). Os brindes sorteados foram doados pelo comércio local e as maquiadoras de uma empresa de cosméticos prepararam as futuras mamães para a fotografia.

A Caravana Mães de Minas vem buscando fortalecer o Projeto Mães de Minas, que nasceu com o propósito de conhecer e acompanhar as gestantes e crianças de Minas Gerais. Por isso, para garantir o acolhimento e a proteção necessários, foi criado o call Center 155, composto por uma equipe de 96 atendentes, conhecidas como “madrinhas” – avós e mães treinadas para oferecer atendimento humanizado. Elas checam se a gestante foi à consulta agendada, ligam para saber sobre o parecer médico e resultado de exames e se foram diagnosticadas com gravidez de alto risco. Além disso, 12 médicos e 10 enfermeiros, em plantão diário de 24 horas, prestam atendimento às mulheres cadastradas.

Na quarta-feira (20) e quinta-feira (21), aconteceu a 1ª Jornada Mineira de Redução da Mortalidade Infantil e Materna da Macro Sul, que contou com a participação de mais de 500 profissionais de saúde e gestores municipais, representando 153 municípios da região. A Jornada tem por objetivo fortalecer a rede de amparo e promoção à saúde da mulher e da criança, por meio do Projeto Mães de Minas. O evento, que teve a participação do Secretário de Estado de Saúde Antônio Jorge de Souza Marques, apresentou as prioridades e metas do projeto e discutiu a nova estratificação de risco da gestante e organização dos fluxos assistenciais da Rede Viva Vida.

Fonte:Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Lourenço 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br