Solenidade de hasteamento das bandeiras
Foi realizado, dia 1º de abril, as comemorações dos 89 anos de emancipação politico-administrativa da cidade de São Lourenço. No Paço Municipal, às 8h, hasteamento das Bandeiras, execução do Hino Nacional e do Hino a São Lourenço pela Sociedade Musical Antônio de Lorenzo. O Prefeito Municipal em seu discurso relembrou fatos relevantes da história e das famílias que ajudaram no desenvolvimento do município.
Após a cerimônia, aconteceu o desfile cívico, na Avenida Dom Pedro II. O desfile foi abrilhantado pela apresentação da banda da Polícia Militar. O Tiro de Guerra 04-024, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SUAPI - representados por agentes de segurança penitenciário iniciaram os desfiles; seguidos de escolas municipais, estaduais e particulares. Alunos e universitários de algumas Instituições de Ensino vieram trazendo destaque para o combate contra a Dengue, com distribuição aos presentes de mensagens e um folder intitulado “10 minutos contra a Dengue” contendo orientações sobre o mosquito, dicas como eliminar os focos e também uma tabela para ajudar a fazer o controle dos possíveis focos de água parada em casa. Encerrou o desfile os Cavaleiros e as Amazonas.
Na Praça João Lage, sábado, 2, lazer e diversão garantida para as crianças com o “Sacode a Praça”, promovido pela Fiemg Regional Sul, em parceria com a Eptv Sul de Minas, que tem como objetivo primordial proporcionar momentos de descontração, entretenimento e integração.
Emancipação de São Lourenço
A emancipação de São Lourenço aconteceu no dia 1.° de abril de 1927, pelo Decreto Estadual n° 7.562, confirmado pela Lei Estadual n° 987, de 20 de setembro do mesmo ano.
Entretanto, segundo dados do IBGE, na divisão administrativa de 1933 figura ainda como distrito do Município de Pouso Alto, embora com autonomia administrativa e a indicação de ser sede da Prefeitura de São Lourenço. Desde o Decreto-lei estadual n° 88, de 30 de março de 1938, o Município aparece com um só distrito.
Entre os anos 30 e 50 São Lourenço passou por um período áureo, sendo frequentada pela alta sociedade, artistas e políticos, com destaque para o Presidente Getúlio Vargas, que plantou uma árvore de pau-brasil em 1931, que até hoje pode ser encontrada no Parque das Águas.
Em 1974, a empresa francesa Perrier compra a marca São Lourenço e em 1992 a Perrier é comprada pela Nestlé. A partir de então a multinacional suíça explora as águas minerais da cidade e ampliou a fábrica e a sua linha de produtos.
A história de São Lourenço, da sua fundação aos dias de hoje, está ligada às suas águas minerais, com propriedade medicinais e curativas, que enriquecem o município e atraem turistas para a cidade.