O município de São Lourenço já é marcado e reconhecido pelo turismo. A cidade é uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil, sendo um das principais integrantes do Circuito das Águas de Minas Gerais. Está apta a receber os mais exigentes clientes, com o segundo maior parque hoteleiro do estado.
São Lourenço foi classificada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com o 2 ° melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Minas Gerais, que recebe cerca de 600 mil visitantes durante o ano.
Um dos principais atrativos turísticos do município são o Parque das Águas, Trem das Águas, Calçadão, Centros Comerciais, Aldeia Vila Verde (artesanato), teleférico, Templo da Eubiose, Quinta do Cedro, Rampa de voo livre da Fazenda Santa Helena.
O município também conta com um turismo de saúde. Como estância hidromineral, coopera para a cura de diversas patologias como clima, mudança de ambiente, vida ao ar livre, presença da natureza, tranquilidade, repouso, assistência médica especializada, além dos benefícios das águas minerais.
As seis fontes de água mineral, cada uma com propriedades medicinais curativas, são ideais para quem deseja cuidar da mente e do corpo. Para descansar, o Balneário oferece banhos relaxantes e desintoxicastes.
Os visitantes podem conhecer a cidade através de passeios a cavalo, charretes ou do Trenzinho da Alegria, e explorar o seu comércio variado.
O padroeiro da cidade é São Lourenço Mártir.
Pontos turísticos
Complexo Turístico Teleférico de São Lourenço - leva o turista do centro ao Mirante, onde o visitante pode desfrutar de uma belíssima paisagem da cidade - funciona diariamente
Estação Ferroviária - único espaço de São Lourenço que tem preservado o estilo europeu do fim do século XIX. O prédio da Estação Ferroviária foi construído em arquitetura inglesa, com azulejos ingleses até hoje preservados e madeiramento de lei importado da China. Construção datada de 1884, passou por reformas e foi oficialmente inaugurada em 1925. Hoje, abriga a sede do Trem das Águas, o Museu Dinâmico da Maria Fumaça e a Art’Esperança, uma feira de artesanato local.
Trem das Águas - Maria Fumaça, locomotiva americana fabricada em 1925, movida a lenha, que faz o trajeto de 10 km entre os municípios de São Lourenço e Soledade, percorrendo um trecho de extinta ferrovia “The Minas and Rio Railway” em um passeio com duração de, aproximadamente, 2 horas acompanhado por shows com artistas regionais.
Sociedade Brasileira de EUBIOSE - Fundada em 1924 pelo Prof Henrique José de Souza, tem como lema "A esperança da colheita está na semente”. Seu significado: (EU + BIO + OSlS), "EU" significa bem, bom, belo etc; "BIO" a raiz procede do grego "biós" e quer dizer VIDA; "OSE" do grego "osis" que significa AÇÃO. Portanto, EUBIOSE é uma vida boa, útil, equilibrada e bela. Seu templo é em estilo grego, semelhante aos templos Dóricos.
Trem da Alegria - Faz seu trajeto por vários pontos turísticos, levando o visitante para um passeio panorâmico pela cidade. Localizado no estacionamento do Parque das Águas.
Igreja Matriz de São Lourenço Mártir - No dia 10 de agosto de 1891 celebrou-se a primeira missa nas “águas de São Lourenço”. Sendo no mesmo dia autorizada a construção de uma Capela. Quatro anos depois,em 10 de agosto de 1895, foi inaugurada a Capela com a imagem de São Lourenço. A criação da Paróquia é de 22 de novembro de 1927.
Parque das Águas – o parque tem ao todo nove fontes, que jorram diferentes tipos de águas. Isso pressupõe um delicado sistema de composições rochosas e diversos aquíferos, com bolsões de água influenciados por diferentes minerais.
O Centro Hidroterápico de São Lourenço, conhecido como Balneário, fica às margens do lago principal do Parque das Águas. Em estilo colonial, foi inaugurado em 1935, sendo considerado um dos mais modernos da época e frequentado por personalidades, como Getúlio Vargas, Martha Rocha, Juscelino Kubitscheck, entre outros. Em 2007, o Centro passou por uma reestruturação completa, sendo entregue em 2008 com seu estilo clássico preservado e alguns toques de modernidade. É constituído por duas alas: uma masculina e outra feminina, que contém banheiras em estilo vitoriano, ofurôs, áreas de repouso, saunas e salas de massagens. O espaço também conta com excelentes profissionais capacitados para a aplicação das técnicas de bem-estar e práticas termais.
A Gruta Nossa Senhora dos Remédios é um local de oração, no Parque das Águas, onde todo o dia 06 de cada mês acontece a Bênção das Águas. Uma cerimônia religiosa em que o pároco da cidade de São Lourenço dá uma bênção especial, seguida de uma missa na Igreja Ermida Bom Jesus do Monte - a primeira igreja de São Lourenço. Essa instituição foi construída no final do século XIX, em homenagem ao coronel Lourenço Xavier da Veiga, pai do comendador Veiga, um dos moradores pioneiros da cidade.
Ermida Senhor Bom Jesus do Monte - Primitiva capela da cidade, foi o primeiro santuário, iniciado em 18 de novembro de 1892 e concluída em 1903. É considerada, hoje, nosso maior patrimônio histórico-religioso-cultural. Localizada nas dependências do Parque das Águas está aberta à visitação.
Escola Dr. Melo Viana - Fundada em 1927 foi construída em estilo arquitetônico colonial. Em 1932, durante a Revolução na Serra da Mantiqueira, serviu de hospital para os feridos que lutavam pelo nosso Estado. Municipalizada no ano de 1998, está localizada no centro da cidade.
Montanha Sagrada - na área urbana (1300m de altitude) – vista panorâmica 360º; Situada no ponto mais alto da cidade, passando pela Fazenda Santa Helena, a mais antiga do município, onde se encontra instalada a torre de transmissão das emissoras TV. Ótima para quem gosta de caminhadas ecológicas e oxigenação. Possui uma rampa de saltos para asa delta e paraglider. Considerada pela Eubiose um local místico e sagrado.
Festas Religiosas
Folia de Reis – em janeiro
Semana Santa – em março ou abril
Corpus Christi – em junho
Festa do padroeiro – em agosto
Celebrações natalinas – em dezembro