A exemplo de grande número de municípios mineiros, São Vicente de Minas, originou-se da devoção por uma imagem encontrada à margem de um pouso ou trilha de tropeiros. Diz-se que mais ou menos no início do século XIX um empregado de grande fazendeiro local - Francisco José de Andrade Melo - encontrou à beira de uma nascente a imagem posteriormente identificada como de São Vicente Férrer. O proprietário das terras, homem extremamente devoto, mandou erigir uma ermida em honra ao santo, sendo que depois foi construída uma capela em lugar mais apropriado. À sombra dessa capela, que se tornou então o centro das atividades sociais da redondeza, cresceu e prosperou o primeiro núcleo, base do futuro arraial de São Vicente Férrer.
Em maio de 1856, São Vicente Férrer, foi elevado à freguesia e consequentemente também a distrito, pela Lei provincial número 762. O Decreto Lei Estadual número 148, de 17 de dezembro de 1938 alterou o topônimo para Francisco Sales, elevando-o à categoria de município. A Lei 1.039, de dezembro de 1953, alterou novamente o nome do município para São Vicente de Minas. É termo da Comarca de Andrelândia.
LOCALIZAÇÃO
Situa-se o município na Zona Sul do Estado de Minas Gerais. O aspecto geral do seu territórió é montanhoso. Sua área é de 392,56 quilômetros quadrados. A sede municipal, a 961 metros de altitude, tem como coordenadas geográficas 21° 42&# 039; de latitude Sul e 44° 26&# 039; 40" de longitude W. Gr.