Neste mês de agosto, São Vicente de Minas registrou aumento no número de notificados e de testes positivos para o novo Corona vírus. Mais testes estão sendo realizados, e, por este motivo, casos assintomáticos surgiram. Dos 8 novos pacientes que testaram positivo no município e estão em recuperação em suas casas, 4 são assintomáticos.
A alteração dos critérios do Ministério da Saúde para a definição de suspeitos do quadro provocado pelo novo corona vírus, ou SÍNDROME GRIPAL, também contribuiu para o aumento no número de suspeitos, já que gripes e resfriados, comuns nessa época do ano, em alguns casos estão sendo enquadrados nessa situação, depois da avaliação médica.
Diante destes cenários, a Prefeitura Municipal intensificou as ações de combate ao Corona vírus e conta com a população para evitar que o vírus se espalhe mais pela cidade.
O Decreto nº. 122/2020, de 10/08/2020, foi publicado e torna obrigatório o uso de máscaras nas ruas, nos estabelecimentos comerciais e nas empresas, em todo o município, além de reforçar o toque de recolher em São Vicente de Minas. Servidores municipais estão nas ruas para orientar as pessoas que estiverem sem máscara e medir a temperatura corporal, em pontos estratégicos com maior circulação de pessoas.
As conselheiras tutelares visitam os bairros da cidade para orientar sobre as medidas de prevenção. É importante que a população entenda a necessidade destas ações e que, principalmente, respeite o servidor público que trabalha em prol do bem-estar de todos.
Trabalhos que já estavam sendo realizados foram intensificadas, como o uso do trator na desinfecção de ruas e calçadas e a orientação de comércios e empresas quanto às diretrizes a serem seguidas. As barreiras sanitárias também foram reforçadas, assim como a exigência de distanciamento de 2 metros de outras pessoas em filas e a reprodução dos áudios no caminhão da coleta seletiva.
A colocação de placas nas três principais entradas da cidade informando a respeito da proibição do trabalho de ambulantes e do uso obrigatório de máscaras de proteção é outra medida de prevenção à transmissão da COVID-19 em São Vicente de Minas. As placas foram instaladas nos acessos a Andrelândia, Madre de Deus de Minas e Minduri.
Os profissionais de saúde foram treinados para o uso eficiente dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os motoristas, que transportam pacientes para outras cidades, também passaram por treinamento quanto à utilização adequada desses equipamentos. O objetivo é preservar a saúde dos trabalhadores, evitando o risco de contaminação, assim como garantir a segurança dos pacientes.
Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura de São Vicente de Minas