A Tradicional Festa do Espírito Santo acontece todos os anos no dia de Pentecostes, cinquenta dias após o domingo de Páscoa, que este ano caiu nos dias 18 e 19 de maio. A festa é realizada na Capela do Divino Espírito Santo, situada no município de São Vicente de Minas, próximo à divisa com Carrancas.
Celebrada há mais de 100 anos, a festa religiosa é organizada por várias pessoas e famílias, além da participação do pároco da cidade. Atualmente, uma equipe formada por voluntários trabalha há 16 anos, onde cada um se encarrega de uma função, tais como organizar a programação litúrgica, ornamentação, elaboração de programas, limpeza, sonorização, organização de barracas, iluminação, arrecadação de donativos em espécie, prendas e gado para leilão.
Devotos do Espírito Santo de várias cidades da região, e até de outros estados, chegam à Capela de carro, ônibus, moto, charrete, em cavalgada e em caminhada, saindo de São Vicente de Minas.
Na programação da festa o público pôde participar de missas, celebrações penitenciais, batizados - ministrados pelo pároco de São Vicente e padres da Diocese - procissão a pé e de cavaleiros, com bênção dos animais. Além da parte religiosa foi realizado, como todos os anos, um animado leilão de gado, de prendas variadas e muita diversão no show de forró que esquentou a festa.
A cada ano a devoção ao Divino Espírito Santo faz com que a festa cresça muito em animação e participação, tanto na programação religiosa quanto na de entretenimento. E assim, a festa da Capela, a cada ano mais, é referência nas manifestações de fé do povo sul-mineiro.