06:24hs
Domigo, 01 de Setembro de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1883
Saúde
17/06/2010 16h46

Boa noite...! Um repouso adequado contribui para aumentar as defesas do corpo e da mente.

Boa noite...! Um repouso adequado contribui para aumentar as defesas do corpo e da mente.

O ato de colocar um pijama e ir para a cama já se tornou tão habitual na rotina diária que poucas pessoas percebem os inúmeros benefícios que uma boa noite de sono pode proporcionar. Contudo, apagar a luz e se preparar para passar ao menos oito horas na terra dos sonhos, para muita gente, requer um certo planejamento.
De acordo com estudos do Conselho para um Sono Melhor, nos Estados Unidos, a forma como passamos o dia tem muito a ver com o que passaremos a noite.
O nosso corpo segue um ciclo diário de 24 horas de vigília e sono, conhecido como ritmo circadiano. As atitudes, o apetite e as atividades no dia-a-dia são fatores muito importantes que influenciam esse nosso “relógio interno”. Os reflexos dessas ações – positivas ou não – irão se manifestar na caminha, logo mais à noite.
O sono é tão importante para o nosso bem estar e boa saúde, quanto o ar é vital para nossa existência. Um bom repouso, completo e sem interrupções, mantém a mente e o corpo ativos e capazes de lidar com doenças e até ferimentos.

Algumas sugestões podem ajudar no estabelecimento de rotinas que irão levar você a conseguir o sono restaurador de precisa toda noite.

1. Dê-se um tempo

Bons sonhos... Um bom repouso, completo e sem interrupções, mantém a mente e o corpo ativos e capazes

Um corpo que mantém uma regular atividade física, certamente exigirá repouso. Segundo o otorrinolaringologista John Hubanks, do hospital Memorial de Glendale, exercícios físicos devem ser praticados no fim da tarde ou início da noite, com término pelo menos 90 minutos antes da hora de dormir.
A dica é conversar com seu médico sobre um programa de exercícios adequado ao seu organismo e procurar acumular, pelo menos, meia hora de atividade física moderada durante a maior parte da semana.

2. Exercite seu cérebro

Assim como o corpo, nossa mente também precisa de exercícios. Uma boa leitura, a montagem de um quebra-cabeças, palavras cruzadas, dentre outras atividades de estímulo cerebral, também ajudam a provocar o desejo de repouso.

3. Ar livre todos os dias

Expor-se ao ar fresco e à luz do sol da manhã é um auxílio natural ao sono, além de ajudar no alívio de sintomas depressivos – que muitas vezes provocam distúrbios no sono.

4. Envolva-se

Quem busca levar uma vida feliz, incluindo passatempos e atividades ao lado de quem se gosta, está mais propenso a dormir melhor.

5. Tenha uma dieta equilibrada

Deve-se evitar o consumo de alimentos e bebidas que contenham cafeína. Os efeitos dessas substâncias num organismo adulto levam de seis a oito horas para passar. Também não precisa ser tão radical, né? Evite ir pra cama sentindo-se demasiadamente faminto ou empaturrado. O ideal é estabelecer um equilíbrio, com uma alimentação leve. Evite também a ingestão de alimentos que possam produzir a formação de gases. O excesso de peso também é um fator importante que pode inibir o sono; por isso, evite o consumo de alimentos ricos em gordura.

6. Jamais tome remédios por conta própria

Alguns medicamentos provocam sonolência ou, ao contrário, inibem o sono. Converse com um médico sobre possíveis alternativas.

(fonte: Wendy J. Worral)

Horas de Sono

O repouso é essencial para a saúde. É durante o sono que o organismo repõe as energias necessárias que são usadas constantemente no dia-a-dia. Mesmo quando está em estado de repouso ou sem a realização de atividade física, o corpo precisa de energia para alimentar as atividades das células, os batimentos do coração, a circulação sangüínea, o cérebro, dentre outros órgãos.
Nos últimos anos foram publicados milhares de estudos científicos sobre o sono e, mesmo com todos os avanços da ciência, muitas questões ainda permanecem sem respostas, assim como muitos mistérios ainda continuam.
Muito se pergunta: afinal, quantas horas se deve dormir? A maioria das pessoas necessita de sete a oito horas de sono. Crianças precisam de mais horas. Os bebês, por exemplo, chegam a dormir 20 horas por dia. Depois dos 50 anos a tendência é uma redução nas horas de sono. Em geral, os idosos costumam levantar às 04h ou 05h da manhã. Nesse caso, o ideal é ir para cama mais cedo, entre 21h ou 22h.

(fonte: Dr. Milton Crane)

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br