Ituiutaba fica sem coletivos
Funcionários da Paranaíba Transportes iniciaram uma paralisação nas atividades por conta dos salários não pagos pela empresa, resultando na interrupção do transporte público em Ituiutaba. A empresa atravessa extrema crise, tendo inclusive a Prefeitura de Ituiutaba solicitado a rescisão unilateral do contrato vigente, que possibilitará processo licitatório para que um novo prestador passe a ser responsável pelo transporte público no município. (Folha da Região - Ituiutaba)
UFU é obrigada a fiscalizar festas
A Justiça Federal determinou que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) reforce a fiscalização de eventos realizados dentro dos campi da universidade. A ordem judicial acolhe os pedidos feitos pelo Ministério Público Federal (MPF) que recomendou à instituição a adotar uma série de medidas para a realização das festas. Dentre elas estão a proibição eventos no campus Umuarama em período noturno, instalação de medidores de som nos entornos dos campi, presença de equipes de segurança e profissionais de saúde e maior controle da entrada de pessoas nos campi, exigindo documento oficial com foto. Também foi recomendada a fiscalização e controle de venda de bebidas alcoólicas. (Diário de Uberlândia)
NM terá 4.500 pequenos negócios
O Norte de Minas vai ter 4.500 Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Microempreendedores Individuais (MEIs) atendidos pelos escritórios do Sebrae em Montes Claros, Januária, Janaúba e Pirapora e nas microrregiões da Serra Geral e Alto Rio Pardo. Desde janeiro foram iniciados os atendimentos personalizados pelo Sebrae Minas. A meta é visitar 69.600 empreendimentos em todo Estado. Até dezembro deste ano. Durante a visita são coletados dados cadastrais da empresa e do empreendedor, informações sobre a gestão nas áreas de finanças, mercado, pessoas, inovação e sustentabilidade. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)
IGAM suspende uso do Córrego
O IGAM suspendeu temporariamente pelo período de 05 anos uso de recursos hídricos do Córrego Rico e a sua bacia de contribuição por estar contaminado com arsênio. A suspensão dos recursos hídricos do córrego rico foi divulgado na última segunda-feira, 17, pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) considerando o disposto na Nota Técnica. De acordo com a nota técnica do Igam foi identificado que o Córrego Rico apresenta valores elevados de arsênio, sobretudo no trecho localizado a jusante do município de Paracatu cujos valores chegam a ultrapassar os limites legais em 100 vezes. A Nota técnica supracitada destaca que o arsênio apresenta elevada toxidez para a biota e população humana. (Paracatu News)
Vale inicia retirada de moradores
A empresa Vale iniciou na quinta-feira, 20, a retirada de 125 pessoas em Ouro Preto e Nova Lima. As famílias estão localizadas próximas a cinco barragens construídas pelo método a montante nas duas cidades. São as barragens: Vargem Grande, em Nova Lima, e Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, em Ouro Preto. Em contato com Alair, diretor do Sindicato Metabase Inconfidentes, o mesmo afirmou que os moradores do distrito de Antônio Pereira estão insatisfeitos com a retirada e que a Vale não estaria sendo clara no contato com os moradores. Alair confirma que houve aviso prévio sobre a ação e que se trata de uma medida de segurança, mas que a Vale está retirando os moradores sem que um acordo fosse firmado. (Jornal Ponto Final- Mariana)
Viagens compartilhadas são proibidas
As pessoas que utilizam o transporte por meio de aplicativo vão ter de lidar com algumas alterações nos percursos em breve. A Câmara aprovou na reunião de quinta-feira, 20, o Projeto de Lei que tem como intuito proibir a admissão de viagens coletivas, caracterizadas pelo transporte de duas ou mais pessoas com embarque em pontos distintos. A proposta, de autoria do vereador Renato Ferreira constava na pauta do dia e foi aprovada por 13 votos favoráveis. A proposta é uma atualização que contou com o apoio da Associação Divinopolitana de Motoristas de Aplicativos que levou representantes para acompanhar a reunião. (Jornal Agora- Divinópolis)
Professores suspendem greve
Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 19, os professores da rede municipal de educação de Juiz de Fora decidiram suspender o movimento grevista que havia iniciado também nesta quarta. Assim, as aulas foram regularizadas nesta quinta. Os docentes, no entanto, mantêm o estado de greve e têm um novo encontro marcada para o dia 5 de março, quando a possibilidade de iniciar um novo movimento grevista vai ser debatido pela categoria. A greve dos docentes foi definida em assembleia realizada na semana passada. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)
Alunos têm garantia de assento
A partir de agora, alunos das escolas de Ipatinga diagnosticados com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade têm a garantia de sentarem nos assentos das primeiras filas em sala de aula, isso porque um projeto de lei, de autoria do vereador Avelino Cruz, foi aprovado em duas votações e segue para a sanção no Executivo. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. (Diário do Aço- Ipatinga)