A tranquila e hospitaleira Soledade de Minas está localizada muito próxima às cidades turísticas de São Lourenço e Caxambu, a 938m de altitude.
Um dos seus atrativos turísticos é do Trem das Águas, que sai de São Lourenço e vai até Soledade de Minas em um percurso de dez quilômetros. Ao chegar em Soledade, os visitantes têm 30 minutos para visitar a feira de artesanato e de produtos típicos.
A cidade ainda conta com muitas cachoeiras, como a Cachoerinha, Mato Dentro, Paiol, Água Espalhada e muitas outras.
A economia do município é baseada na agropecuária, predominantemente a produção de leite e o corte e criação de pequenos animais. Culturas tradicionais de café, milho, feijão, arroz e olericultura também colaboram para a economia. A piscicultura e a apicultura também são significativas na economia do município.
A temperatura média anual de Soledade é de 19,1ºC, tendo um inverno rigoroso. A população estimada em 2010 era de 5.676 habitantes.
A santa padroeira de Soledade de Minas é Nossa Senhora da Soledade.
Pontos turísitcos
Trem das Águas – passeio de trem que sai da cidade vizinha São Lourenço, na antiga Maria Fumaça – importante ícone turístico da região - e percorre os 10km até Soledade, onde permanece por 30 minutos e depois retorna à São Lourenço
Estação Ferroviária - foi inaugurada em 1884, com a linha original da Minas and Rio; os trens de passageiros foram extintos em 1982, a estação foi abandonada, mas, desde 2000, voltaram a existir, através do trem turístico a vapor operado pela ABPF e que segue até São Lourenço.
Museu da Estação – localizado dentro da antiga Estação Ferroviária, com exposição de equipamento ferroviário, telégrafo, máquinas, etc.
Morro da Torre - pico com acesso por estrada de terra, de onde se avistam várias cidades.
Cachoeiras – entre elas a Cachoeirinha, Mato Dentro, Paiol, localizadas na zona rural do município e a maioria de fácil acesso
Calendário Religioso
Semana Santa – em março ou abril
Corpus Christi – em junho
Festa da padroeira N. Sra. de Soledade – em setembro
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
atualizado em Jan/2015