Cris |
Exposição vai comemorar o Dia Nacional do Artesão |
BELO HORIZONTE (24/03/11) - Para comemorar o Dia Nacional do Artesão, a Assembleia Legislativa de Minas, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a Copasa, Sebrae-MG e com apoio do Centro de Artesanato Mineiro, promove a exposição "Bordados de Minas". A abertura será na terça-feira (29), às 20h, na Galeria de Arte da Assembleia, e o público poderá visitá-la de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 19 de abril. O tema da mostra deste ano são os bordados em suas diversas formas e nuanças, realizados pelos artesãos de todo o Estado.
A mostra apresenta peças produzidas nas diversas regiões de Minas Gerais, em várias épocas e para várias ocasiões e ritos. O público poderá apreciar raridades entre trabalhos pertencentes a coleções particulares e outros contemporâneos, tais como toalhas e caminhos de mesa, colchas, retábulos e camisola de batismo.
Com a exposição "Bordados de Minas", pretende-se referenciar essa arte tão presente nessas muitas Minas, "a herança artística do século XVIII, identidade cultural mineira que precisa ser valorizada e que não pode ser relegada ao esquecimento nestes tempos de computação, porque é um traço cultural do Estado que, de geração em geração, vai bordando, em todos os seus matizes, a nossa história e as estórias que são do povo a própria força e vida", diz uma das curadoras, Maria Amélia Dornelles.
O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, acredita que "a arte do bordado constitui uma das mais arraigadas atividades em nossa vida coletiva e que também gera recursos econômicos, levando aos consumidores nacionais e internacionais autênticas manifestações da criatividade de nossos artistas".
Participam da mostra, artistas da Associação Barralonguense de Bordadeiras e Artesãos, de Barra Longa; Bordadeiras de Andrequicé, Bordados DouroPreto - Glaura, de Ouro Preto; Bordados Matizes Dumont e Icad, de Pirapora; Centro de Art-Bordados de Esmeraldas; Cooperativa Dedo de Gente, de Curvelo; Família Siqueira, de Barra Longa; Maria Arte e Ofício, de Belo Horizonte; Maria da Conceição M. Siqueira (Mariinha), de Sabará; Marilene Alair, de Lagoa Dourada; Nayla Starling, de Sabará; Naná Chaves, de Bambuí; Rota do Kilt, de Belo Horizonte; e Terezinha Gazzinelli, de Teófilo Otoni.
A Galeria de Arte da Assembleia fica na rua Rodrigues Caldas, nº 30, bairro Santo Agostinho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 2108-7826.