A comunidade de Brotas (SP) atendeu o chamado do MTur (Ministério do Turismo). Representantes de entidades, governo e empresas estão reunidos para, entre outras atividades, definir o grupo que vai gerenciar o turismo local.
“O projeto de gestão e planejamento não pode se conduzido por uma só pessoa, precisa de várias mãos”. A expressão da consultora do IMB (Instituto Marca Brasil), Maude Piva, resume o “espírito” da ação de capacitação que o Ministério do Turismo promove em Brotas. A idéia é mobilizar os gestores locais, entidades e comunidade para trabalharem juntos, em prol do fortalecimento da atividade turística.
Representantes de entidades, governo e empresas se reuniram no dia 21 de janeiro na cidade, para, entre outras atividades, definir a composição do grupo gestor que vai gerenciar o turismo local. As equipes do MTur e do IMB lançaram o primeiro de seis módulos do projeto, que vai beneficiar no total 50 municípios das cinco macrorregiões brasileiras.
A comunidade de Brotas atendeu o chamado. “Todos os setores ligados ao turismo estão aqui. Esse interesse e mobilização partem da observação de que sabemos que, embora Brotas seja um destino consolidado, temos deficiências e necessidades”, avalia a secretária de Turismo de Brotas, Alexsandra Berto.
Ativistas da ONG Rio Vivo, com quase 20 anos de atuação na região, reconhecem que falta conhecimento técnico para o planejamento da atividade turística. “Brotas já está madura, falta o pulo do gato para nosso reposicionamento no mercado. É isso que estamos vivenciando agora”, diz Eva Santana, ao participar do treinamento.
As próximas cidades a receberem os consultores do projeto do MTur são Pelotas (RS), Aparecida e Campos do Jordão, em São Paulo.
Conhecida como “a capital dos esportes de aventura”, Brotas uniu esforços entre todos os segmentos sociais em prol do fortalecimento da atividade turística |