Cambuquira no Circuito das Águas |
O diretor operacional do Sebrae MG, Luiz Márcio Haddad Pereira Santos, o gerente regional, Juliano Cornélio, e o gerente da área de Comércio, Serviço e Artesanato, Agmar Abdon Campos, reúnem-se na segunda-feira (11), às 15h30m, na Câmara dos Vereadores, com autoridades municipais e empresários para fazer uma avaliação do projeto APL das Águas. O projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo tem como objetivo a revitalização do turismo no Circuito das Águas. Também participam da avaliação as analistas técnicas Carmem de Almeida Naves, responsável pela microrregião de São Lourenço, e Nayara Montadon Vieira, responsável pelo projeto de Turismo de Bem Estar e Natureza no Sul de Minas.
Rota do Café em Carmo de Minas |
O projeto APL das Águas começou em 2009 com a realização de um diagnóstico da região, identificando potencialidades e o perfil do turista que frequenta o circuito. A partir dessas informações, colhidas junto ao trade turístico (hotéis, restaurantes, atrações, comércio), foram realizadas diversas reuniões com autoridades e empresários para discutir propostas visando a revitalização das cidades do circuito. O resultado desses encontros foi a definição da água mineral, do café especial e das montanhas da Mantiqueira como os produtos usados para identificar a região. Também ficou definido que o foco do turismo no circuito seria o de Bem Estar e Natureza.
Montanhas da Mantiqueira |
Atualmente, a assessoria do Sebrae promove capacitações e palestras, visando a qualificação do mercado de trabalho, a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos e a adequação da infraestrutura para atrair um número maior de turistas.
fonte: ASCOM Prefeitura de São Lourenço