No dia 24 de fevereiro, aconteceu no Teatro Municipal Christiane Riera o 1º Congresso de Turismo de Itajubá. Representando o Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira e as cidades que o compõe, estiveram presentes o gestor, Lucas Muniz, o secretário de turismo e cultura de Andrelândia, Guilherme Landim e o diretor de turismo, cultura e meio ambiente de Minduri, João Batista Netto.
Dentre as ações do congresso, a palestra “Estratégias inovadoras para alavancar o turismo e desenvolvimento econômico sustentável através das parcerias públicas e privada”, apresentada pelo ex-secretário de turismo e cultura da cidade de Canela-RS, Ângelo Sanches Thurler, mostrou a importância de se utilizar da criatividade e de se estabelecer a cooperação entre o poder público e a iniciativa privada para tornar o turismo uma ferramenta motora do desenvolvimento nas cidades.
Segundo o gestor do Circuito Montanhas Mágicas da Mantiqueira, Lucas Muniz: “o evento foi uma grande oportunidade para conhecer a realidade do turismo de outras regiões e como foram iniciados os processos de estruturação do turismo nestes locais. Evidenciou a importância de se construir uma relação de parceria entre a comunidade, prefeituras e câmaras municipais para que o turismo aconteça com eficiência e que se perpetue através das gerações”.
O congresso contou também com a palestra, apresentada por Ana Carla Moura, do Ministério do Turismo, “Estrutura do desenvolvimento de plano territorial de turismo e correlação entre a Regionalização, Sistema Nacional de Turismo e Mapa de Turismo”. Ana Carla trouxe a importância de se desenvolver um plano de turismo elaborado de acordo com as normativas do MTur para que as cidades possam ser contempladas com ações e investimentos do Governo Federal.
O evento apresentou ainda uma exposição de arte rupestre, criada pelo artista Geraldo D’Aquino Noronha, que retrata em tela os estilos de pinturas rupestres de diversas partes do mundo.