20/10/2016 07h54
A música como um impulso para criar um mundo à parte
O uso da música dodecafônica não foi especialmente relevante para Webern quando o austrÃaco começou a compor. Ele teria de amadurecer para seguir os passos de seu mentor Schoenberg. Ninguém nasce moderno. É a percepção de um mundo novo que leva músicos a experimentar timbres insólitos e redefinir técnicas. Webern foi espartano em suas escolhas musicais. Francisco Faria é igualmente espartano ao optar pelo grafite para criar uma paisagem "holÃstica" - metafÃsica, no limite.
A paisagem, como lembra Faria, "era um anátema nos anos 1980, quando comecei". Não é mais. Pintores reconhecidos, como Paulo Pasta, e seu discÃpulo Felipe Góes, seguem por um caminho semelhante ao de Faria - tortuoso e bem diferente dos antigos paisagistas de Barbizon, no sentido que a percepção da paisagem mudou desde que a máquina fotográfica foi inventada. Em todos esses casos, porém, essa paisagem ainda tem um mediador: a história da arte.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Estadão Conteúdo