10:38hs
Quarta Feira, 17 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Variedades
13/12/2016 08h36

'Era o Hotel Cambridge' mostra a força de um manifesto no Fest Aruanda

Mesmo prejudicado pela avançado da hora, Era o Hotel Cambridge recebeu uma justa ovação no Fest Aruanda, em João Pessoa. O filme de Lili Caffé foi precedido por dois outros longas - O Crime da Cabra e Silêncio no Estúdio - numa dessas massacrantes sessões triplas inventadas pelo Aruanda para edição deste ano. Mesmo assim, havia um bom público remanescente, e este aplaudiu de pé o filme que tem por foco as ocupações urbanas e movimentos de sem tetos.

Cambridge parece um híbrido de documentário e ficção. Mas, para a diretora Lili Caffé, é totalmente ficção. Em entrevista, Lili contou sobre o processo de criação, que começou com uma pesquisa sobre imigrantes e refugiados até desembocar sobre um problema comum a brasileiros e estrangeiros pobres vivendo no País - o da moradia. A diretora entrou em contato com coletivos e movimentos dos sem teto e o filme foi nascendo desse somatório de forças. A hibridação continua na própria feitura do longa, em que interagem poucos profissionais - José Dumont e Suely Franco - e não profissionais que interpretam seus próprios papéis.

O filme tem a força de um manifesto e o entusiasmo de um épico. Repercute a questão da luta pela moradia em termos políticos e lhe dá âmbito internacional ao colocar brasileiros e estrangeiros nas mesmas condições e aspirando aos mesmos direitos. Tanto assim que um refugiado palestino e outro congolês se colocam entre as figuras centrais do filme. Quase em pé de igualdade a Carmem Silva, líder real dos sem teto, que interpreta a si mesma. O cumprimento de uma reintegração de posse, com a atuação policial retratada em toda truculência, é, não o ponto mais alto, mais o mais dramático deste filme de exceção. E sobre o qual muito ainda há de se falar. E escrever.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão Conteúdo
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br