03/10/2021 07h44
'Meu fim. Seu começo' mostra como ciência e arte têm investigado interação humana
A alemã de ascendência japonesa Mariko Minoguchi, diretora de Meu Fim. Seu Começo, sempre foi atraÃda por arte e ciência. Seu irmão se tornou cientista, um fÃsico quântico. Ela, cineasta. "Não teria feito a cena de abertura (do filme) sem ele (o irmão)." Um jovem professor numa aula de fÃsica. Aron fala sobre probabilidades, discute o déjà vu e sua tese de que os seres humanos podem ser afetados tanto pelo passado quanto pelo futuro. Em busca do tempo perdido - do passado, todos nos lembramos.
"Por que não do futuro?" Entra em cena Nora, a aluna que também será a amada. Na discussão sobre o tempo, ela chega a dizer que nada é eterno. Ele retruca: "Tudo é eterno".
Mariko conversa com o Estadão por Zoom. Mora em Munique, mas está em Berlim para tratar de assuntos relativos ao próximo filme. Apesar de todas as diferenças, o repórter diz que não pôde deixar de pensar em Corpo e Alma, assistindo ao filme dela.
No longa de Ildiko Enyedi, indicado para o Oscar de melhor filme internacional - ainda era estrangeiro - de 2018, um homem e uma mulher sonham o mesmo sonho. Qual é a probabilidade de isso ocorrer? Um sonho que remete a amor e morte. "Não creio que exista semelhança, mas entendo o que você quer dizer. Não são muitos filmes que abordam questões metafÃsicas e nos confrontam com nossas escolhas." Aron e Nora. O leitor talvez ainda não tenha se dado conta, mas os dois nomes compõem o que se chama de palÃndromo. Onde termina o nome dele, começa o dela. São opostos, como o Tenet de Christopher Nolan. "Esse é mais diferente ainda do meu filme", brinca Mariko.
Mas ela admite: "Como todo o cinema, meu filme foi afetado pela pandemia. A verdade é que, no atual estado do mundo, creio que um filme que levanta questões de vida e morte sem se reportar ao terror pode intrigar o público. Espero que ocorra aà no Brasil. Na Alemanha, não houve meio-termo. As pessoas amaram com a mesma intensidade que outras odiaram". Não é que o filme tenha a ver exatamente com isso. Na polÃtica, a Alemanha está vivendo o fim de uma era, a de Angela Merkel, no poder por 16 anos. "Angela foi importante e teve seu papel na defesa dos refugiados, mas creio que sua aposentadoria poderá ser boa para a Alemanha. Precisamos de um recomeço."
O mundo todo precisa, ela acrescenta. Na trama de Meu Fim. Seu Começo, e não vai spoiler nisso, porque ocorre rapidamente, no inÃcio, Aron morre durante a tentativa de assalto a um banco. Nora nem tem tempo de fazer seu luto. Talvez não queira, reage mal. E aà surge Natan, com sua filha que está hospitalizada, morrendo de câncer. A garota precisa de um transplante. Conseguirá sobreviver? Acaso, destino, muitos autores já abordaram esses temas. O escritor e cineasta Paul Auster, por exemplo.
A ciência e a arte têm investigado como as vidas humanas interagem e como as ações de uma pessoa podem repercutir em outra, ou outras. "É tudo muito complexo, não verdadeiramente complicado, e tentei tornar o meu roteiro o mais simples possÃvel." Mariko elogia a entrega de seus atores, Saskia Rosendhal e Julius Feldmeier. A dor de Edin Hasanovic diante do sofrimento da filha parece genuÃna. São mais que bons, ótimos. Mariko diz que, à s vezes, eles se sentiam confusos em relação ao tempo. "Quando isso está ocorrendo? É antes ou depois?" Depois do quê?
A história de Aron e Nora é também a história de Nora e Natan. Parece que os dois últimos são aproximados pela morte de Aron, mas já se conheciam - preste atenção. Meu fim, seu começo. Não são só os nomes, é a vida. Todo o filme é o desenvolvimento das teses iniciais de Aron. Você não precisa ser mÃstico para entrar no espÃrito. A vida vem.
Em O Jardim Secreto de Mariana, de Sérgio Rezende, que também acaba de estrear, o desejo de uma mulher de ser mãe encontra respaldo na natureza. Interessante como, a despeito das diferenças notáveis, todos esses filmes - Jardim Secreto, Sem Tempo para Morrer e Meu Fim. Seu Começo - conseguem dialogar.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Estadão Conteúdo