26/06/2015 08h35
'O Clube' vence o 25º Cine Ceará
O Clube, de Pablo LarraÃn, que tem por tema a pedofilia na Igreja Católica, foi o grande vencedor do 25º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, encerrado na quarta-feira, 24, à noite, no Cine São Luiz, no centro de Fortaleza. Além do prêmio de melhor filme, O Clube ganhou os troféus Mucuripe de Melhor Roteiro e outro para o conjunto do seu elenco masculino. Ficou também com o prêmio da crÃtica, atribuÃdo pela Abraccine (Associação Brasileira de CrÃticos de Cinema).
O português Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa, e o argentino Jauja, de Lisandro Alonso (já em cartaz em São Paulo) também foram bem premiados. O provocativo documentário Cordilheiras no Mar, em que Geneton Moraes debate uma polêmica passagem da vida polÃtica de Glauber Rocha, ficou com o Prêmio Especial do Júri.
O delicado drama basco Loreak rendeu a uma de suas intérpretes, Itziar Ituño, o troféu de melhor atriz. Itziar ganhou também o prêmio informal de convidada mais simpática do festival. Animada e risonha, permaneceu durante todo o evento em Fortaleza, divertiu-se e fez amizades. O curioso é que sua personagem, no filme, Lourdes, é uma viúva belicosa e amargurada, o exato contrário de sua personalidade.
Trabalhando com uma seleção de curtas-metragens de baixa qualidade, o júri especÃfico dessa categoria teve também atuação pÃfia ao premiar Kyoto, de Deborah Viegas, como melhor filme. Melhor mesmo andaram os crÃticos, que deram o prêmio de curta, merecidamente, a Quintal, de André Novais, o mais bem estruturado e original entre todos eles.
Falando nisso, o 25.º Cine Ceará dividiu-se homogeneamente em dois segmentos bem distintos - alto nÃvel para os longas, baixa densidade para os curtas. Aqui houve um problema de curadoria ou de entressafra. No entanto, mais de 400 filmes se candidataram a uma vaga e, para o observador, é quase impossÃvel imaginar que não houvesse tÃtulos melhores para disputar os troféus do festival. Fica o benefÃcio da dúvida e também o registro para possÃveis correções de rumo para as próximas edições do festival.
Com esses altos e baixos, o saldo desta edição ainda foi amplamente positivo. A quantidade de bons tÃtulos de longa-metragem compensou a fragilidade dos curtas. Os filmes foram amplamente debatidos no dia seguinte à sua exibição e, em alguns casos, deixaram um lastro de polêmicas e questões ainda a serem aprofundadas, como foi o caso particular de Cordilheiras no Mar, sobre o problemático apoio de Glauber Rocha ao projeto de abertura polÃtica de Ernesto Geisel, que desagradou à esquerda na época. Mostrando que essa história é ainda recente, controversa e sensÃvel, apesar de ter se passado nos anos 1970, o filme provocou o debate mais acalorado e esclarecedor de todo o 25.º Cine Ceará. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Estadão Conteúdo